Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Padre Vanderlan toma posse e é o segundo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; veja como foi

Publicado

em

Na noite desta última quinta-feira, 07 de janeiro, o padre Vanderlan da Silva Félix Lima, tomou posse como pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete do Piauí.

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, comemorou, a chegada do seu segundo sacerdote, o Pe. Vanderlan, e antes do início da celebração houve um momento de animação e acolhida das comunidades na Praça Antônio Elpídio Ramos, conduzido pelos jovens do JUC, onde também o referido padre foi acolhido em procissão junto às demais autoridades eclesiásticas, entre aclamações de alegria.

No adro da igreja, o Pe. Vanderlan recebeu a chave da Igreja das mãos do Bispo Dom Plínio José, para que pudesse abrir as portas da Igreja, e convocar os fiéis para as celebrações de culto e tomar consciência do cuidado que deverá ter com o tempo material símbolo da igreja viva que deverá edificá-la. Logo em seguida, o referido pároco tocou o sino da igreja anunciando assim o primeiro convite à população.

Bispo Dom Plínio entregando a chave da Igreja ao Pe. Vanderlan

Após o ritual de acolhida, o Bispo Dom Plínio, os padres e os membros dos Conselhos Paroquiais dirigiram-se para o interior da Igreja onde rezaram diante da capela do Santíssimo Sacramento, em seguida, foram apresentados ao novo pároco, todos os livros de registro da paróquia que está sendo lhe entregues para mantê-los atualizados e conservados nos arquivos paroquiais.

Ás 19h30, deu-se início a celebração da solene ação litúrgica de posse canônica do Pe. Vanderlan.

Publicidade

Em missa campal na frente da Igreja todos foram saudados pelos comentaristas Izedito R. Coutinho e Inez Luzia Ramos que convidavam os fiéis para fazer parte da celebração, e os acolhiam no cortejo processional dos ministros sagrados que se dirigiam ao presbítero de onde o Bispo Dom Plínio presidiu a posse canônica do Pe. Vanderlan, cumprimentando a todos.

Em continuidade, obedecendo ao pedido do Bispo, o Pe. Fernando Amando de Sousa representante do clero da diocese que procedesse com a leitura de provisão canônica. Com a leitura da provisão, o sacerdote foi revestido com a histólica azul símbolo do poder sacerdotal para servir com simplicidade e humildade ao povo que lhe foi confiado, ambos apresentados pelo seu avô Antônio Rosado da Silva e sua irmã Vanessa Maria da Silva.

O Bispo Dom Plinio, em sua fala, frisou que ao apresentar publicamente um pároco pode afirmar-se que ele é legítimo e verdadeiro, e que o Pe. é da Igreja Católica Apostólica Romana.

Bispo Dom Plínio

Utilizando suas novas vestes sacerdotais, o Pe. Vanderlan, professou a sua profissão de fé conforme determina a disciplina da Igreja segundo a formula aprovada pela cea apostólica assinando-a em três vias.

Pe. Vanderlan

A celebração foi presidida pelo bispo de Picos, Dom Plínio José Luz Silva, e concelebrada pelos padres, Pe. Fernando Amando de Sousa; Pe. Francisco Pereira Borges; Pe. Francisco Berto de Carvalho; Pe. Marcos Vinícius Rocha Araújo; Pe. Cláudio Santana de Carvalho; Pe. Wagner Francisco de Sousa Carvalho; Pe. Paulo Henrique da Silva Oliveira; Pe. Sebastião Francisco dos Santos; Pe. José Mairton da Silva Sousa; Pe. Francisco Ramires; Pe. Gildo Coelho de Sousa; Pe. José Pio Feitosa Marinho; Pe. Jonas de Moura Batista; Pe. Francisdilso Silva do Nascimento; Pe. Antônio Mendes Neto; Pe. Edivaldo dos Santos Silva; Padre Vanderlan da Silva Félix de Lima; Pe. Feliciano dos Santos Dias, todos da Diocese de Picos.

Publicidade

Em entrevista a redação do Cidades na Net, o Pe. Vanderlan, recém empossado Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, destacou que desde quando o Bispo Dom Plínio anunciou a sua vinda o seu coração encheu-se de alegria.

“É uma alegria poder compartilhar um pouco da minha vida e de início sacerdotal aqui nesta paróquia. Desde 2017, passo por aqui, fiz a experiência como seminarista em estágio pastoral e hoje voltar como pároco me faltam palavras para expressar tamanha alegria. Os fiéis podem esperar um sacerdote jovem, cheio de força, energia e criatividade, mas que com certeza vai necessitar da contrapartida do povo, do empenho, da adesão. Vamos juntos construir em Alegrete e Francisco Macedo o reino de Deus. Somos irmãos, e sou o irmão mais velho como padre. Vamos somar juntos”, disse.

Padre Vanderlan da Silva Félix Lima

Na oportunidade, o Pe. Vanderlan ainda deixou uma mensagem a todos os paroquianos de Francisco Macedo e Alegrete do Piauí. “Deixo um abraço cordial a todos os meus paroquianos, e espero que este abraço seja pessoalmente ao longo dos 06 anos que com a graça de Deus irei passar aqui e quando sessar a pandemia terei a oportunidade de visitar a casa de vocês, as comunidades e juntos vamos fazer o reino de Deus aqui”, finalizou.

O Bispo Dom Plínio, destacou a responsabilidade de nomear um padre visando o cuidado com o povo. Desejou que o Pe. Vanderlan assuma o seu papel diante os fiéis com carinho, e pediu a colaboração das pessoas para que o acolham e lhe dê forças para cumprir a sua missão.

Bispo Dom Plínio

“Colocar um padre frente a uma paróquia para mim, é garantir o nosso atendimento, o nosso cuidado com o povo. Esperamos que o Pe. Vanderlan assuma com todo gosto a missão que lhe foi confiada desejo que ele cuida do povo com muito carinho e paciência, que ele seja um exemplo a ser seguido e que também aceite a participação de todos que queiram colaborar na ação evangelizadora para que o nome de Jesus, seja ouvido e amado por todos. Que ele tenha uma atenção especial as pessoas mais pobres e sofredoras assim como no evangelho ele seja um referencial para o seu pastoreio, e que as pessoas os acolham com paciência, com força e ânimo para que ele exerça o seu mandato até o fim”, disse o Bispo.

Publicidade

Sabemos que a ação litúrgica de posse canônica do Pe. Vanderlan aconteceu dentro de um contexto de pandemia global provocado pelo novo coronavírus, mas a celebração obedeceu às recomendações das autoridades de saúde, tais como: distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos.

Prestigiaram a celebração, os vereadores alegretenses: Cláudio do Milton; Matheus Vicente; Erasmo Araújo, Leonardo Costa; Caitana Oliveira e Luis Carlos. O vice-prefeito de Francisco Macedo, Odair Lopes, e os parlamentares Lorena Alencar; Marciel, e o presidente da Casa Legislativa, Adonias José.


Matéria Relacionada: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima é instalada em Alegrete do Piauí e empossa seu primeiro pároco; fotos


Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS