Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Saúde realiza campanha de vacinação contra Meningite para público de 11 e 12 anos

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde, administrada pela secretária, Anna Carla, está realizando a Campanha de Vacinação contra a Meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria Meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A imunização é realizada por meio da vacina Meningocócica ACWY, que de forma conjugada protege contra os quatro subtipos da doença. O objetivo da introdução desta vacina é garantir a sustentabilidade da oferta, contendo o sorotipo C para a população-alvo da vacinação, suprindo as necessidades de demando em todo país, além de proteger contra o sorogrupo W, considerando a gravidade da doença.

Nesta Campanha, a vacina é indicada para adolescentes de 11 a 12 anos, eles devem receber a dose da vacinação independentemente de ter recebido anteriormente a vacina Menc (conjugada) ou dose de reforço.

As ações foram iniciaram no município desde o dia 22 de agosto, na UBS Maria Francina de Alencar através de uma busca ativa na área da enfermeira Nadjane junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS): Cosma, Silvani, Francilandia, Genicarla, Lúcia e a técnica Glória.

Na UBS Januário João de Oliveira as vacinações tiveram início nesta última terça-feira (15), através da enfermeira Lívia junto aos ACS: Pedro, Natália, Marilene e as técnicas Docarmo e Valdênia.

Publicidade

Em continuidade, na UBS Miguel Pereira Neto, as imunizações iniciaram nesta última quinta-feira (17), através da equipe da enfermeira Jannaina Alencar, junto a toda equipe de ACS. Os pais e responsáveis pelos adolescentes que integram o público-alvo devem entrar em contato com o agente responsável pela sua área e se informar sobre as datas estabelecidas.

Em entrevista a redação do Cidades na Net, a coordenadora de Imunização, Francislene Silva, explicou a campanha segue o calendário estabelecido, porém com adaptações ao novo cenário, como orientado pelos órgãos superiores de Saúde, e destacou que a divisão do público é realizada junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do município.

“As vacinações estão sendo realizadas buscando atingir o público-alvo da sede e da zona rural, seguindo todas as medidas de prevenção em meio à pandemia do coronavírus. Caso haja alguma dúvida a população deve entrar em contato com o agente responsável pela sua área”, explicou à coordenadora.

A vacina meningocócica ACWY será disponibilizada de acordo com Calendário Nacional de Vacinação na rotina dos serviços de vacinação do Sistema Único de Saúde, distribuídos pelo país. De acordo com o ministério da saúde, o objetivo dessa campanha é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação.

Confira as imagens:

Publicidade

UBS Maria Francina de Alencar

UBS Januário João de Oliveira

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS