Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Saúde realiza ‘Plano Municipal de Contingência em Prevenção ao Coronavírus’

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica do município realizaram nos dias 19 e 20 de março, o ‘Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento da Infecção Humana pelo Coronavírus (COVID-19)’.

Na quinta-feira (19), foi realizado uma campanha de orientação e conscientização sobre os riscos do COVID-19 aos comerciantes, donos de restaurantes, pousadas, postos de gasolina, lotérica e demais estabelecimentos públicos do município.

Na ocasião, foram repassadas as orientações de como se proteger do vírus, bem como demonstração do uso adequado do álcool para a limpeza de acordo com a finalidade de cada estabelecimento. Além da distribuição de panfletos educativos com informações a respeito do novo coronavírus e retirada as dúvidas dos comerciantes visitados.

Na sexta-feira (20), no período da manhã foi realizada uma capacitação com todos os profissionais da Saúde, no Ponto de Cultura, que definiu as Medidas de Controle e Prevenção do Vírus (COVID-19).

Representando o prefeito municipal, a primeira-dama Andréa Sousa, participou do encontro, e destacou que as medidas foram tomadas diante do cenário atual de emergência de saúde pública em decorrência da infecção causada pelo vírus COVID-19.

Publicidade

“Embora o município não tenha registro de nenhum caso suspeito e nem confirmado, considera a necessidade da adoção de medidas para enfrentamento desta pandemia. Contamos com a colaboração de todos os alegretenses!”, pontuou a primeira-dama.

A secretária de Saúde, Anna Carla, explicou que a reunião consistiu na explicação do ‘Plano Municipal de Contingencia ao Covid-19’ para todos os funcionários da Saúde, e a apresentação de metas, ações e estratégias a serem adotadas na cidade.

“No treinamento passamos informações a respeito do vírus, como encaminhar, avaliar e identificar um caso suspeito, explicamos quais materiais são utilizados para realizar o exame e sobre as escalas de funcionários na Saúde, além de outras orientações”, explicou a secretária.

A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Janaina, explicou as medidas adotadas na reunião, e destacou: “Definimos no encontro, o áudio com medidas preventivas que será veiculado em carro de som, entregamos folders e cartazes e criamos uma planilha de controle de entrada e saída de pessoas no município”.

Seguindo a programação, no horário da tarde, em cumprimento ao Decreto 18.901 do Governo do Estado, a equipe da Vigilância Sanitária juntamente com a Polícia Militar realizaram orientações sobre a suspensão dos serviços em bares e restaurantes da cidade, como medida preventiva ao novo coronavírus.

Publicidade

A coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Kelly Ramos, em entrevista a redação do Cidades na Net, explicou que a Saúde do município tomou a iniciativa em prevenção ao coronavírus e como forma de incentivar a população a realizarem de forma correta a quarentena.

“Nós sabemos através das notícias, que os dados são alarmantes e o sistema de saúde do nosso país não tem estrutura para cuidar adequadamente de todos os doentes. Não vamos entrar para as estatísticas trágicas que estamos vendo todos os dias através dos meios de comunicação, por isso, estamos adotando as medidas necessárias para que todos realizem a quarentena!”, disse.

Kelly Ramos, ainda relatou que durante as atividades a equipe foi bem recepcionada em todos os estabelecimentos visitados, e que a maioria deles tem consciência dos riscos que o novo coronavírus pode causar.

“Os comerciantes já estavam preparados, seja com máscaras, álcool em gel ou o sabão em fácil acesso para lavagem das mãos, mas o momento é de nos resguardarmos, por nós, pela nossa família e pelo próximo. Vamos respeitar a orientação de ficar em casa e esperar esse momento ruim passar”, destacou a coordenadora Kelly Ramos.

A Vigilância Sanitária do município e a Secretaria de Saúde recomenda que a população adotem ações diárias de prevenção, tais como foram adotadas pela DIVISA.

Publicidade
  • Lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabão;
  • Alternadamente higienizar as mãos com álcool gel a 70%;
  • Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;
  • Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
  • Manter os ambientes bem ventilados. Se Possível, abra portas e janelas utilizando menos o ar condicionado;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Cuidado ao utilizar os banheiros públicos. Veja se estão limpos e ao sair deixe-os em condição de uso;
  • Manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1 a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo: corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras;
  • Caso tenha recentemente retornado de viagem onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de 14 dias, principalmente, de pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao COVID 19;
  • Buscar o serviço de saúde na Atenção Primária, quando apresentar sintomas compatíveis com o COVID-19 como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.

Os órgãos competentes ainda solicitaram que, às pessoas e famílias que chegaram de viagem de outros estados e até mesmo os que estiveram recentemente na capital, que fiquem em casa e protejam suas famílias, em especial os idosos do município, pois fazem parte do grupo de risco.

Desde 17 de março, o município já se encontra obedecendo à determinação do Governo Estadual nº 18.884 por meio da declaração de Emergência em Saúde Pública em Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Ministério da Saúde.

_VEJA FOTOS;

Matérias Relacionadas: Secretaria de Saúde de Alegrete do Piauí divulga medidas de prevenção ao Coronavírus. Veja!

Saúde de Alegrete do Piauí divulga nota com recomendações e medidas de prevenção ao Coronavírus. Veja!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS