Connect with us

Alegrete do Piauí

Bailarinas de Alegrete do Piauí participam de curso de formação de professores em Goiânia – GO

Publicado

em

Duas bailarinas da Companhia Artística Alê Dance, Patrícia Sousa e Érika de Sousa, da cidade de Alegrete do Piauí, no sudoeste do Estado, participaram no período de 04 a 10 de janeiro, de uma formação do Curso Intensivo de Baby- Class para Professores-, feita pelo Studio Dançarte na Academia de Dança de Goiânia – GO.

Como forma de incentivo ao fomento artístico e cultural do município, a viagem até a capital goiana teve apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Secretaria de Cultura, juntamente com o apoio do professor Dayron Abreu. Em companhia do professor de Ballet alegretense as alunas permaneceram durante os dias em formação continuada no aprendizado de diversas técnicas do Ballet.

A Companhia Artística Alê Dance é mantida pela Prefeitura Municipal de Alegrete na administração do prefeito, Márcio Alencar e a primeira – dama Andréa Sousa, através da Secretaria Municipal de Cultura, que tem a frente o secretário Iago Sousa. A Alê Dance, foi implantada no ano de 2017. Desde o ano de fundação o projeto desenvolve, além de aulas de ballet, aulas de zumba, aulas de capoeira, aulas de dança e também promove o forró dos idosos.

Em Goiânia, capital do Estado de Goiás, o curso foi ministrado pela diretora da Escola Studio Dançarte, presidente do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD), coreógrafa e psicóloga, Gisela Vaz e foi direcionado para professores de ballet baby-class visando a profissionalização. Há 15 anos Gisela Vaz, criou um método de ballet específico, com o intuito de facilitar e preparar bailarinos na técnica clássica.

A professora, Gisela Vaz, é diretora do Conselho Brasileiro de Dança e do Balé do Estado de Goiás. Formou-se em Ballet Clássico pela Royal Academy of Dancing e se especializou em inúmeros estilos de dança em Nova York. Tem participado de diversos festivais de dança nacionais e internacionais como jurada e maitre de ballet e é reconhecida mundialmente como coreógrafa de várias companhias de dança. Foi premiada em festivais renomados como New York City Dance Alliance. Em 2007 obteve o maior prêmio com a coreografia Hamam. Ainda em 2003 recebeu, pela SECULT-PA, o prêmio de melhor coreógrafa brasileira por Alegoria.

Publicidade

O curso em que as bailarinas alegretenses participaram desenvolve metodologia de ensino como imagem corporal, materialidade, ritmo, musicalidade, coordenação motora, estruturação espacial, técnica, dinâmica, criatividade, destreza, espaço, reflexo, improvisação, memorização, concentração e disciplina cujas técnicas são voltadas para o ensino de crianças com idade de três a seis anos.

A bailarina alegretense e aluna do Curso Intensivo de Baby Class, Patrícia Sousa, falou sobre o aprendizado durante os dias em Goiás e destacou a importância da participação. “Durante esses dias nós vimos muitos métodos e técnicas de danças. Foi muito importante o curso porque podemos aperfeiçoar ainda mais nosso aprendizado. Desde já agradeço a administração municipal através do prefeito Márcio Alencar e também ao secretário de Cultura, Iago Sousa, que sempre incentivou a Cultura em nosso município e ao professor Dayron Abreu que nos acompanhou e nos apoiou bastante em toda a viagem” destacou Patrícia.

A aluna Erika, também avaliou o curso em Goiânia. “Lá fora existe um mundo do ballet, que é fantástico. Como bailarina vejo que temos muito o que aprender ainda, mas ter a oportunidade de viajar e participar deste curso que buscou e aprimorou os nossos conhecimentos do Ballet clássico foi maravilhoso”, disse.

Além da participação do Curso de Baby-Class, houve também a participação nas aulas do curso intensivo de Ballet clássico para bailarinos com dois níveis diferentes sendo juvenil e intermediário entre o dia 07 a 12 de janeiro. Participaram também do curso a professora e bailarina Bessie Fleury da cidade de Caldas Novas e a professora Juliana Queiroz de Catalão, ambas cidades no Estado de Goiás.

O curso disponibilizou um material didático como apostila contendo toda matéria, prova prática, escrita. Ao final, houve entrega de certificado de participação e conclusão.

Publicidade

_Veja mais fotos: 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS