Connect with us

Alegrete do Piauí

Campanha de vacinação anti-rábica começa na próxima terça (20) em Alegrete. Veja cronograma!

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Coordenação de Vigilância em Saúde irão realizar a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2020. Trata-se de campanha de vacinação contra raiva para cães e gatos com idade a partir dos três meses de vida.

O cronograma de vacinação terá início a partir da próxima terça-feira, 20 de outubro, e prossegue até o dia 24, sábado, considerado o Dia D de Vacinação. Os horários variam entre manhã e tarde.

Veja cronograma


Clique e veja o cronograma completo


Raiva em cães

São três tipos distintos de raiva que se desenvolve em cães: Raiva Furiosa, Raiva Muda e Raiva Intestinal. A raiva intestinal é considerada em sua forma a mais rara e agressiva que causa cólicas, vômitos e hemorragias gastrointestinais, levando o cachorro ao óbito em até 03 dias. Os primeiros sinais da Raiva Furiosa são: o isolamento do animal (que passa a se esconder e busca lugares escuros para permanecer), agitação e latidos e mordidas no ar sem motivo aparente.

Publicidade

Em muitos casos, o cão afetado passa a lamber o local onde foi mordido e infectado pela doença de maneira constante, recusando alimentos e tentando comer suas próprias fezes.

A salivação excessiva é outro sinal comum considerado um dos mais “clássicos” da raiva. A partir desse período provoca muita agressividade e a paralisia do animal, que morre em até 48 horas. Na Raiva Muda, os sinais de isolamento, cansaço e busca de locais escuros já progride para a paralisia, levando o animal à morte em pouco tempo.

Raiva em gatos

Muitos sintomas que se manifestam em cães também são notados nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com alteração de comportamento, falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia. Estes são comuns em gatos doentes e podem morrer cerca de dez dias após contaminação.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS