Connect with us

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete do Piauí inicia Jornada Pedagógica e abre o ano letivo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí na gestão “Alegrete continua para todos” do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, através da Secretaria de Educação, iniciou na manhã desta terça-feira, 18 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2020, no Ponto de Cultura.

A mesa de honra foi composta pela presidente do Conselho de Educação e representante do prefeito na solenidade, Lilian Alencar, a nova secretária de Educação, Sonilda Maria de Sousa Bezerra, a coordenadora do Pró BNCC, Jessyka Alencar, a articuladora do Pró BNCC, Cicera Quitéria, e a inspetora de Ensino, Virgínia Célia Maia Alencar.

A programação teve início às 08h com o credenciamento. Às 08h30, foi realizada oficialmente a abertura do ano letivo. Às 09h, a Formação Pró BNCC com o Macro Módulo II com o uso pedagógico dos dados Educacionais. Ao meio dia foi realizado o intervalo, e as atividades retomaram às 13h30, e seguiram até ás 17h.

O prefeito Márcio Alencar, que cumpre agenda administrativa em Teresina, e não pode comparecer ao evento, em entrevista por telefone a redação do Cidades na Net, agradeceu a participação de todos e desejou um ano letivo de muito trabalho e realizações.

Prefeito Márcio Alencar

“É com grande satisfação e o sentimento de dever cumprido, que temos a honra de dividir todas as conquistas alcançadas na Educação do município. A nossa gestão conta com uma equipe qualificada, e assim iniciamos uma nova etapa. Como gestor, desejo a todos um ano letivo de muito empenho e êxito a toda a equipe”, disse.

Publicidade

A solenidade foi iniciada com a fala da ex-secretária de Educação, Valdenia Silva, que deu as boas vinda a todos os presentes e destacou: “Daremos inicio ao nosso ano letivo, que essa Jornada Pedagógica seja bastante proveitosa. Desejo a todos boa sorte!”.

Ex-secretária de Educação, Valdenia Silva.

A presidente do Conselho de Educação, Lilian Alencar, e representante do prefeito na solenidade, deu as boas vindas a todos que participaram do encontro, desejou a todos um ano letivo com muito empenho e realizações, e leu uma mensagem deixada pelo prefeito Márcio Alencar e destacou: “Temos a consciência que o nosso município está bem representado, e todos vocês são grandes profissionais”.

Presidente do Conselho de Educação, Lilian Alencar.

A secretária de Educação, Sonilda Maria, que assumiu recentemente a pasta, fez a sua apresentação profissional, agradeceu ao convite recebido pela gestão, e se dispôs a contribuir e colaborar com toda a equipe.

Secretária de Educação, Sonilda Maria.

“Estarei à disposição de vocês junto a toda equipe para atender todas as necessidades que venham a aparecer. Espero um bom acolhimento de todos, e vamos juntos continuar o desenvolvimento no nosso município. Iremos trabalhar em equipe e continuar os avanços na nossa educação”, pontuou.

A inspetora de Ensino, Virgínia Célia Maia Alencar, destacou: “Vamos todos trabalhar em prol dos nossos alunos, peço a todos muita garra e determinação no desenvolvimento das nossas atividades. Acredito na capacidade de cada um e lhes desejo um bom ano letivo”.

Publicidade

Inspetora de Ensino, Virgínia Célia Maia Alencar.

A coordenadora do Pró BNCC, Jessyka Alencar, em sua fala destacou as atividades que serão realizadas nos primeiros dias da Jornada, parabenizou a secretária de Educação, e desejou um bom ano letivo a todos.

Coordenadora do Pró BNCC, Jessyka Alencar.

“Hoje iniciaremos a nossa Jornada com a Formação do Módulo II, amanhã o Módulo III, e estes conteúdos possuem muitas informações. Vamos mesclar as atividades, trabalhar o material de forma dinâmica e compartilhar as informações. Desejo a nossa nova secretária, Sonilda, muito sucesso e realizações, e estou disposta a contribuir com o trabalho. Vamos trabalhar em equipe, e desenvolver as atividades com maestria”, disse.

Após as falas, aconteceu um momento de oração realizado pela articuladora do Pró BNCC, Cícera Quitéria, e em seguida teve início a Formação Pró BNCC Macro Módulo II.

_Programação

O cronograma segue com diversas atividades, e amanhã (19), a programação terá inicio às 08h com a palestra “A afetividade e suas contribuições na Educação Escolar”, ministrada pela psicóloga, Dr.ª Amanda Brito. Às 10h, a Formação Pró BNCC Módulo III – Metodologias Ativas. Ao meio dia, o intervalo para almoço, e às 13h, o retorno às atividades que seguem até às 17h.

Na quinta-feira (20), o Programa de Saúde na Escola (PSE), irá realizar a “Apresentação do Programa, e o relatório de ações 2019”, e será ministrada pela secretária de Saúde, Dr.ª Ana Carla, às 08h.

Publicidade

Seguindo a programação, às 08h30, o máster coach, terapeuta holístico e enfermeiro, Ezequiel, irá trabalhar a temática “Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos”.

Às 09h, a fonoaudióloga, Dr.ª Ericka, irá abordar o tema “Promoção da Saúde Auditiva e Identificação de Educandos com possíveis sinais de alterações”, e a organização do evento solicita a todos os participante a levarem o cartão do SUS.

O professor, Edson Ribeiro, irá abordar a temática “Prevenção das violências e dos acidentes”, Criança Segura na Escola, às 09h30.

A nutricionista, Dr.ª Ana Kelly, vai explanar sobre a “Promoção da segurança alimentar e nutricional da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil”, às 10h.

Às 10h30, a enfermeira Jannaina Alencar, vai falar sobre “Prevenção ao uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas”.

Publicidade

A enfermeira, Lívia Leal, irá abordar “Direito sexual e reprodutivo, e prevenção de DST/AINDA”, às 11h.

Encerrando as atividades trabalhadas pela manhã, a secretária de Saúde, Dr.ª Ana Carla, irá fazer as considerações finais e destacar a programação 2020, das 11h30 às 12h.

Retomando as atividades, às 13h30, a equipe da SME, irão abordar a Construção do Plano de Trabalho PSE 2020. Às 14h30, o engenheiro florestal, Dr. Gedeones Brito, irá explicar sobre “Educação Ambiental: Atitude e Ação”.

Finalizando o cronograma do dia, às 16h, o engenheiro florestal, Gedeones Brito, irá explicar sobre “Educação Ambiental Curricular 2020, e as 17h, a lotação.

No sábado, 21 de fevereiro, será realizada a reunião com as equipes gestoras. Nos dias 27 e 28, acontecerá o retorno para planejamento nas respectivas escolas de lotação.

Publicidade

_VEJA FOTOS;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS