Connect with us

Alegrete do Piauí

Em Alegrete, gestão de Márcio Alencar adere ao programa Crescer Saudável e vai iniciar ações

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí na gestão “Alegrete continua para todos” do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu ao programa Crescer Saudável e irá começar a executar as ações mediante o compromisso de realizar as metas.

O Crescer Saudável tem o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil, por meio de ações a serem realizadas no âmbito do PSE, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.

As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, além do incentivo às práticas corporais e atividade físicas. Nas visitas as escolas serão avaliadas o estado nutricional (peso e altura) das crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) e ofertadas atividades coletivas de promoção da alimentação adequada, saudável e atividades. As crianças identificadas com obesidade serão encaminhadas para intervenção e cuidado na rede de atenção à saúde do município.

A secretária de Saúde, Ana Carla, fala sobre a realização do programa e do trabalho que será desenvolvido pelas equipes de saúde municipal.

“A implantação do programa foi aderida pelo Ministério da Saúde e o objetivo é reduzir os níveis de obesidade infantil nas crianças das escolas do município. As escolas que vão participar do programa são as mesmas que já estão aderidas ao Programa de Saúde na Escola (PSE). O projeto visa ensinar as crianças maneiras de alimentação não apenas dentro das escolas, onde já são acompanhadas por nutricionistas, mas, também, em suas residências. Vamos em busca dessas crianças que estão com sobrepeso ou obesidade, e partir daí, iniciar os procedimentos levando saúde para todas ”, explica.

Publicidade

Ana Carla ainda destacou. “Este ano teremos um diferencial nas visitas a todas as escolas, além da nutricionista, ainda levaremos uma fonoaudiologia, contratada pelo município, para realizar uma avaliação do pavilhão auricular e as principais alterações nas crianças, e uma fisioterapeuta para realizar uma avaliação postural que irá avalia-las precocemente e se tiver alterações, encaminha-las para a fisioterapeuta do município. Essas atividades só irão enriquecer ainda mais as ações realizadas no PSE”, disse.

As ações serão iniciadas na próxima segunda-feira, 04 de novembro e seguem até 28 de novembro.

Confira as escolas matriculadas no Crescer Saudável e datas de inicio das ações:

U.E. Antônio Gonçalo, no povoado Pocinhos – 04/11/19 (Manhã)

Escola Pedro Cazé, no povoado Malhada Alta – 06/11/19 (Manhã e Tarde)

Publicidade

Escola Joaquim Pereira Filho, na localidade Boa Vista – 06/11/19 (Manhã)

Escola Francisco Elpídio Ramos, na sede – 13/11/19 (Manhã e Tarde)

Maria Juceneuda Maia, na sede – 13/11/19 (Manhã)

João Jacob de Araújo, na sede – 18/11/19 (Manhã)

Creche Tia Osay Maia, na sede – 20/11/19 (Manhã e Tarde)

Publicidade

U.E. Tertuliano Sanches Leal, na sede – 27/11/19 (Tarde)

Creche Mãe Maria, na sede – 28/11/19 (Manhã)

Irão participar do programa Crescer Saudável 2019-2020 os municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE),  no ciclo 2019/2020, mediante o compromisso de realizar as ações e metas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS