Connect with us

Alegrete do Piauí

Igreja Católica de Alegrete conclui Festejos de Nossa Senhora de Fátima com Missa Solene e Procissão. Veja fotos!

Publicado

em

Na noite deste domingo, 12 de maio de 2019, às 19h, aconteceu a última Novena e Missa dos Festejos de Nossa Senhora de Fátima na paróquia de Alegrete do Piauí, celebrada pelo padre Ismael de Holanda, pároco local. Foram nove noites de Novena e Missa, tendo cada uma delas, diferentes noitários.

Os noitários deste domingo foram Terço dos Homens de Alegrete e de Francisco Macedo, e comunidades urbanas e rurais. Os responsáveis pela organização foram as equipes de Terço dos Homens.

 

A Novena e Missa foi campal, ou seja, realizada do lado de fora, no pátio da igreja, devido ao grande número de fiéis presentes participando.

 

Publicidade

Após o ato religioso, houve o Rifão Beneficente com sorteio de 13 prêmios. Abaixo detalhamos os prêmios, nomes dos fiéis sorteados e suas respectivas localidades:

1º prêmio, colcha de Cama – Mª das Dores de Sousa, de COHAB; 2º prêmio, ferro de passar –  Inácia Laura de Oliveira, de Alegrete; 3º prêmio, sanduicheira – Zé Brás, de Alegrete Velho; 4º prêmio, batedeira elétrica – Ilza Gonçalves, de Pocinhos; 5º prêmio, liquidificador – Miguel Claudecir, de Baixão; 6º prêmio, ventilador – Matheus Moura, de Alegrete Velho; 7º prêmio, fogão – Baquinha, de Alegrete; 8º prêmio, bicicleta – Lorena – Pietro – Elisa, de Alegrete; 9º prêmio, garrote – Francisco Leal, de Alegrete; 10º prêmio, celular digital – Maria de Benta, de Alegrete; 11º prêmio, tv de led – Irene, de Caldeirão Grande; 12º prêmio, geladeira – Valdeci Leite, de São Julião; e 13º prêmio, central de ar – Mª Dejevania, de Alegrete.

 

Na manhã desta segunda-feira, 13 de maio de 2019, decretado feriado municipal em pro do dia da padroeira, ocorreu pela manhã, às 8h, Missa Solene da Festa de Nossa Senhora de Fátima, celebrada pelo bispo Dom Plínio José e pelo pároco padre Ismael de Holanda.

 

Publicidade

O bispo Dom Plinio José avalia em modo geral a Festa de Nossa Senhora de Fátima:

“Já acompanho há vários anos os festejos em Alegrete e percebo o fervor da comunidade, a perseverança e a assiduidade, nas celebrações. Momento forte, de vida comunitária, e principalmente agora na festa. Notei que esse ano havia mais pessoas e muito mais animadas. Isso é sinal de um crescimento em consciência de vida cristã. Nossa grande esperança é que as pessoas avancem muito mais dessa experiência da devoção para a missão. De anunciar Jesus Cristo e pôr em prática a palavra. Espero que cada vez mais a comunidade alegretense cresça, com a pastoria do padre Ismael que tem gosto de acompanhar o povo. Agradeço muito ao povo que mantem acesa a chama da fé que aqui existe”, afirmou.

 

Dom Plínio deixa sua mensagem aos fiéis de N.S. de Fátima:

“Acho importante que as pessoas tenham devoção aos santos, e a nossa senhora principalmente, que é um modelo para nós. O exemplo de Maria. Uma mulher que ama o povo e que vai ao encontro dos que sofrem. Desde as crianças até as pessoas mais idosas, não devem esquecer dessa nossa meta de vida que é Jesus cristo”, aconselhou.

Publicidade

 

Padres de outras paróquias de cidades da região marcaram presença e juntos concelebraram o momento. Foram eles: padre Fernando Amando da paróquia Santo Antônio em Padre Marcos-PI; padre Miguel Feitosa da paróquia São Simão em Simões-PI; e padre Francisco Berto da área pastoral São Francisco de Assis em Curral Novo-PI.

 

Gilvan Sousa, Coordenador do Terço dos Homens de Alegrete, como fiel de N. S. de Fátima, agradece à realização dos festejos:

“Agradeço ao pároco, padre Ismael, ao Portal Cidades na Net realizando a cobertura, e às comunidades gerais que se fizeram aqui presentes, abrilhantando todas as noites de festejos. N. S. de Fátima é nossa mãe. Uma mãe santíssima. Representa a minha vida. Uma mãe que podemos confiar, pedir e acreditar. Com muita fé e amor no coração ela intercede ao seu filho, Jesus, e conseguimos alcançar as graças, com gratidão”, disse.

Publicidade

 

O padre Ismael também avalia os festejos de modo geral:

“Atingimos os objetivos que almejávamos nestes festejos. O crescimento e aprofundamento da comunhão entre sede e comunidades aconteceu pela peregrinação, participação e colaboração das comunidades. A comunhão entre Alegrete e Diocese aconteceu com a vinda dos padres de diferentes comunidades que vieram celebrar cada noite. O serviço de doação do povo alegretense aconteceu por aderirem aos festejos com muito empenho e dedicação. Muito amor entre as equipes que prepararam cada noite de Novena Missa, às equipes que doaram brindes para os sorteios, às equipes que doaram comidas para a quermesse. Trabalho voluntário de todos”, explanou.

 

Seguida da Missa Solene, houve a famosa e tradicional procissão pelas ruas do município finalizando os festejos da padroeira de Alegrete do Piauí.

Publicidade

Veja Fotos Da Novena/Missa

Vejas Fotos Da Missa Solene ;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS