Connect with us

Alegrete do Piauí

Jornada Pedagógica de Alegrete trabalha a ressignificação de saberes e o fortalecimento das práticas de ensino e aprendizagem

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, na gestão “Juntos somos mais fortes” da prefeita Lilian Alencar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta segunda-feira (21) a Jornada Pedagógica.

O evento que está em sua 10ª edição marca a abertura do ano letivo de 2022 aconteceu na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia e tem como tema “Ressignificando saberes sob um olhar pedagógico, repensando e fortalecendo novas práticas de ensino e aprendizagem”. A programação prosseguiu durante manhã e tarde com palestras e pronunciamentos.

Após o credenciamento dos participantes, houve momento místico com oração proferida pela professora Lucineide Macedo.

Em seguida, a composição da mesa de honra e logo depois a prefeita Lilian Alencar deu boas-vindas a todos os professores, coordenadores e demais gestores.

“Agradecimento a Deus por nos permitir estarmos aqui mais uma vez reunidos. A Semana Pedagógica em si é de muita gratidão porque temos um sentimento de alegria pelas nossas vidas, nossas famílias, nossos alunos que vão retornar às escolas […] hoje aqui iniciamos superando e estamos certos que vamos superar ainda mais […] vamos nesse momento começar a refletir em planejar cada vez mais, replanejar, reinventar, debater e buscar alternativas para nos auxiliar em um novo cenário que estamos iniciando hoje”, destacou a prefeita.

A prefeita em seu pronunciamento de abertura destacou mais uma vitória da classe que foi o consentimento do reajuste do piso salarial aos professores em 33,24%.

“Hoje a gestão se sente feliz em cumprir o piso salarial dos professores que entrará em vigor neste mês com o aumento e o pagamento retroativo. Isso para mim é uma honra porque sou professora, juntamente com cada um de vocês fazendo essa gestão. Quero agradecer a todos que fazem a administração, à Virginia pela disponibilidade, força e garra que ela tem à frente dessa secretaria, e a toda equipe”, concluiu a prefeita Lilian Alencar agradecendo a equipe escolar e aos alunos.

Pela manhã foi ministrada uma palestra motivacional intitulada “Como ativar sua melhor versão” conduzida pelo professor do Instituto Federal do Piauí, Campus de Picos, o palestrante Tiago Bonfim. Ele que também é Coach Integral Sistêmico, trabalhou a respeito da inteligência emocional, autorresponsabilidade, decisão versus condição, e técnicas práticas de como viver uma vida com mais sentido.

Publicidade

“Vamos trabalhar ferramentas para que a gente consiga descobrir e ativar aquilo que tem melhor dentro de nós, tomando decisões importante, agindo naquilo que faz sentido para nossa vida, se conectando com o futuro extraordinário”, destacou durante entrevista.

Como dinâmica Thiago desenvolveu algumas práticas com o objetivo de fazer com que o público desenvolva seu próprio potencial com ferramentas para utilizar no dia a dia.

“Vamos passar exercícios para que sejam feitos diariamente e que realmente saiam daqui ativados, mas que no dia a dia eles possam se alimentar desse sentimento”, acrescentou Tiago.

Retorno das aulas

Neste ano, cerca de 900 alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Alegrete do Piauí. As aulas terão início no próximo dia 03 de março, totalmente presenciais.

Para a secretária de Educação Virgínia Célia, o ano de 2022 está sendo bastante aguardado por ser com aulas presenciais, depois de um longo período com aulas remotas.

“O ano letivo está sendo aguardado com muita ansiedade. São mudanças que tivemos o ano passado e estamos voltando à nossa nova realidade. Estamos com novas metodologias e formas diferentes de acolher o alunos, voltando com todo gás, querendo nos doar de todas as formas e tentando nos unir cada vez mais para que esse ano seja um sucesso. Estamos dispostos enquanto gestores incentivando eles criarem essa animosidade para trabalhar com vontade e saber do tamanho da nossa responsabilidade”, disse.

Virgínia Célia direcionou uma mensagem de encorajamento e determinação a alunos e professores. “Que este momento seja de reflexão e começar entender o que é melhor, o que não é melhor, e que haja muita conscientização de pais de alunos, dos cuidados, para mantermos nossa saúde. Isso é muito importante”, concluiu a secretária de Educação.

Sobre o reajuste salarial, Virgínia comemorou destacando a vitória da classe e afirmou que “aqui estamos prontos para tudo que vier de bom para nossos professores”.

Coordenadora Municipal de Educação de Alegrete, professora Valdenia Silva, explicou em entrevista como se dá o processo de lotação dos docentes tanto nas escolas da zona urbana quanto da zona rural.

Publicidade

“A lotação é de acordo com a necessidade do município tanto na zona urbana quanto na zona rural levando em consideração a formação dos professores em suas respectivas áreas e quem têm afinidade em certas disciplinas”, pontuou.

Ao final, pela manhã, foi entregue pela psicóloga Rayane Coelho, um certificado de participação dos módulos do Programa Volta ao Novo (Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais) que teve como objetivo trabalhar as macrocompetências.

O programa foi desenvolvido com a finalidade de propiciar apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdos, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

Tarde

Durante a tarde a 10ª Jornada Pedagógica prosseguiu com palestra ministrada pela enfermeira Jannaina Alencar com o tema “Protocolo de Segurança e prevenção da Covid-19 nas escolas”

Jannaina que é enfermeira repassou aos participantes a respeito de atos normativos e portarias, que definem a segurança contra a covid no modelo presencial de ensino “porque as aulas retornarão e assim tem que ser de forma segura diante da pandemia”.

Segundo destacou Jannaina, as medidas básicas continuam as mesmas anunciadas desde o início da pandemia. A palestrante durante entrevista fez um comparativo e frisou que a Educação é um serviço essencial assim com a Saúde e deu se ponto de vista sobre o retorno presencial.

“Nós necessitamos da Educação e a gente já sabe dos prejuízos que aconteceram todo esse tempo com aulas de forma híbrida e totalmente à distância. Está na hora de correr atrás do prejuízo e vejo com bons olhos [o retorno] se cada um fizer sua parte com consciência”, finalizou Jannaina Alencar.

Publicidade

Ao final do primeiro dia da Jornada Pedagógica foi apresentado o Plano de Atendimento 2022, retorno seguro às aulas presenciais pela professora, Valdenia Silva.

Programação

A programação da Jornada Pedagógica de Alegrete prossegue nesta terça-feira com a entrega do Currículo Piauí; Formação Continuada (Implementação do Currículo do Piauí em Alegrete que será ministrada pela professora Cícera Quitéria). À tarde haverá oficinas por segmento: Educação Infantil (Cícera Quitéria e Marciana); Ensino Fundamental Menor de 1º a 5º ano (Lúcia Oliveira e Eva Alencar); Ensino Fundamental Maior de 6º a 9º ano (Valdenia Silva e Leilian Alencar); Plenária das Oficinas e encerramento.

Dia 23 fevereiro terá no encerramento da Jornada Pedag´ógica o Monitoramento do PNE (Valdênia Silva) durante toda manhã. Durante `à tarde será ministrada uma palestra por Thomas Pedro com o tema “A educação ambiental e os desafios em sala de aula”.

O encerramento será presidido às 17h pela secretária de Educação Virgínia Célia.

Veja mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS