Connect with us

Alegrete do Piauí

Palestras sobre emoções e uso de TICs marcam o 2º dia da Jornada Pedagógica de Alegrete do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A Jornada Pedagógica na cidade de Alegrete do Piauí teve continuidade nesta quarta-feira, 24 de fevereiro. No primeiro momento, a palestra com o tema “Vencendo as tempestades em tempos de pandemia” ministrada pela professora Cícera Quitéria. No segundo, foi ministrada palestra sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) pelo professor Edivan Gonçalves.

A Jornada Pedagógica é um evento que marca o início dos trabalhos letivos no ano e tem como públicos-alvo, os professores, diretores, coordenadores e demais profissionais da Rede Municipal de Ensino. Durante a realização da jornada acontecem planejamentos de ações para o ano com momentos de reflexão, discussão e tomada de decisões quanto às práticas pedagógicas praticadas no cotidiano escolar.

A palestra de abertura com a professora Cícera Quitéria teve como objetivo despertar reflexão para a equipe de professores, gestores e coordenadores das escolas no tocante aos sentimentos internos como os medos e frustrações – as tempestades interiores – não sejam problemas na profissão, mas sim possibilitar trabalhar, lutar e vivenciar.

“A palestra teve como objetivo trazer uma reflexão para a equipe de professores, gestores e coordenadores das escolas para que possamos  não fazer das nossas tempestades interiores um problema na nossa profissão, mas que possamos trabalhar, lutar e vivenciar independente das tempestades, bem como trazer uma reflexão sobre a nossa metodologia mediante às novas circunstâncias que foram surgindo a partir da pandemia […] 2020 foi um ano atípico e estávamos com muitas expectativas para que em 2021 retornássemos às nossas aulas presenciais e diante da situação da pandemia não será possível. Nesse ano muitas situações e coisas mudaram. Abordamos nessa palestra dois aspectos que acontecem conosco como as tempestades exteriores que são aquelas que temos como resolvê-las de forma prática e mais rápida, e, as tempestades interiores que são os questionamentos, medos, frustrações, desafios, a implantação do novo”, explicou.

A professora Leoneide Ramos falou sobre a Jornada Pedagógica e avaliou como positiva. Para ela, a formação possibilita a multiplicação de conhecimentos.

Publicidade

“Está sendo maravilhoso para mim. Durante os dias adquirimos conhecimentos além da parte pedagógica, sobre saúde com a psicóloga Rayane que repassou muito bem ensinamentos sobre os problemas mentais e transtornos que surgiram no período da pandemia. Ela fez ajustes de como devemos tratar, caso venha acontecer novamente no nosso trabalho.. Esses dois dias avalio de forma positiva, prazerosa e muito produtiva. É uma semana que está engrandecendo nossos conhecimentos em um momento tão difícil que estamos passando hoje”, disse a professora Leoneide. “Nosso trabalho só existe por conta do aluno”, enalteceu.

“Estou grata a Deus e aos nossos gestores por trazerem formadores para multiplicar nossos conhecimentos”, concluiu a professora Leoneide Ramos.

Na continuidade da jornada de Alegrete, no segundo momento, o palestrante Edivan Gonçalves, representante da empresa EG Sistemas, trabalhou sobre as tecnologias de informação e comunicação e a operacionalização do sistema de aulas remotas, a plataforma Google Classroom.

A capacitação com os professores reuniu todas as modalidades da Educação Municipal como o Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e EJA.

“Repassamos as orientações necessárias para organização do ano letivo. Foram apresentadas as ferramentas novas da plataforma, haja vista que ele já conhecem o sistema desde o ano passado. Também foram orientados com direcionamentos pertinentes a organização do ano. Foi um momento muito proveitoso onde conseguimos esclarecer as dúvidas dos professores no tocante às aulas remotas. Na ocasião os docentes tiveram a oportunidade de provocar também sobre temas diversos”, disse.

Publicidade

A plataforma Google Classroom está sendo utilizada em oito municípios do Piauí. Alegrete se destaca com uso das TIC’s desde o ano passado quando foi implantado o sistema de aulas remotas e com isso garantiu conclusão do ano letivo de 2020, já iniciando 2021.

“Apresentamos hoje, quarta-feira, recursos novos que irão auxiliar nas aulas remotas. Desde de 2020, Alegrete saiu na frente com aulas remotas garantindo a conclusão do ano letivo e foi uma raridade entre outros municípios. Alegrete conseguiu cumprir a carga horária que estava prevista mesmo em um momento pandêmico e toda secretaria de educação demonstra eficiência pela organização do calendário letivo e acréscimo de aulas, aos sábados letivos, entre outras estratégias que foram adotadas garantindo assim a aprendizagem do educando. Agora mais uma vez o município está garantindo de forma organizada o início do ano letivo de 2021 mesmo diante de um contexto que é muito preocupante para os pais. Vamos iniciar de forma remota o 1º semestre e, dependendo do contexto para o segundo semestre, poderá iniciar aulas presenciais, mas ainda não está definido”, explicou o professor Edivan Gonçalves.

A Jornada Pedagógica segue com planejamento nas escolas e informes sobre lotações dos profissionais.

Em Alegrete do Piauí as aula estão prevista para iniciar no dia 08 de março.


Acompanhe em >> Jornada Pedagógica em Alegrete do Piauí discute tendências e perspectivas na nova educação; fotos

Publicidade

Estiveram presentes no segundo dia da jornada pedagógica: a prefeita Lila Alencar; a secretária de Educação, Virgínia Célia; a coordenadora geral de Ensino, Valdênia Silva; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Neta Ramos; a diretora da Escola Antônia de Sousa Alencar, Maria do Socorro; a psicóloga Rayane Coelho; os palestrantes: Edivan Gonçalves e a professora Cícera Quitéria, bem como professores, diretores, coordenadores entre outros servidores que compõem a Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí.

Veja mais fotos

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS