Connect with us

Alegrete do Piauí

Profissionais representam Alegrete do Piauí no 1º Encontro Técnico TCE Educação, em Picos

Publicado

em

A Educação Municipal de Alegrete do Piauí, representada pela secretária Valdênia Silva, acompanhada de Sara Maia e Valtânia, em busca de novos conhecimentos, participou durante todo o dia desta sexta-feira, 01 novembro de 2019, do 1º Encontro Técnico TCE Educação, em Picos. O evento aconteceu no auditório vereador Pedro Barbosa da Câmara de Vereadores e foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC).

Entre os temas abordados estão: “Gestão Escolar – ministrada pela palestrante Rizalva Cardoso”, “Licitações e Contratos em Educação – proferida por Ramon Patrese Veloso e Silva”, “Contratação de Pessoal por Tempo Determinado – presidida por Caroline Leite Lima Nascimento” e “Controle Social na Garantia do Direito à Educação – com a palestrante Lucineide dos Santos Maria Soares”.

As profissionais da “Cidade Alegre” enviadas pelo prefeito, Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, estiveram representando o município de Alegrete do Piauí que fica localizado há 78 km da Capital do Mel – Picos. A secretária de Educação alegretense, Valdênia Silva, compareceu ao evento acompanhada de Sara Maia e Valtânia, ambas representantes do setor de Licitações da Prefeitura de Alegrete.

Para a gestora da Educação de Alegrete o encontro ocorrido em Picos traz importantes temas e elucida dúvidas, assim como norteia as demandas.

“A inovação que está acontecendo na Educação é muito visível e há dificuldades que os municípios têm em atender e acompanhar essas mudanças. No entanto, levaremos para Alegrete conhecimentos para partilhar com os demais, principalmente com os professores que são peças fundamentais para que essa educação de qualidade aconteça. Os professores são os que fazem acontecer e por mais que haja investimentos em infraestrutura física, em formação continuada, se o professor não estiver disposto a se envolver de fato para com o aprendizado do aluno não iremos conseguir”, apontou Valdênia,

Publicidade

A gestora da Educação de Alegrete do Piauí destaca dificuldades entre as demais existentes que ainda são preocupantes. No tocante à indagação, ela ressalta que há um embate com o dia a dia da juventude, mas que buscam métodos e estratégias para envolver os alunos com o intuito de distancia-los da vulnerabilidade.

“A falta de interesse dos jovens e adolescentes é um fator que se enquadra como dificuldade, pois lidar com crianças é bem mais fácil. Em relação aos jovens tem se a dificuldade em despertar o interesse neles e como estratégias temos os programas, as oficinas. Neste ano mudamos a metodologia e incluímos uma sexta aula onde eles [os alunos] não precisam ir para casa para depois retornar. Essa metologia funciona como forma de atrair o aluno para a sexta aula reforçando a participação e tirando da situação de vulnerabilidade e das ruas”, pontuou a secretária Valdênia Silva.

A comunidade picoense, gestores, servidores públicos, profissionais de vários municípios dos Territórios do Vale do Itaim, Vale do Canindé e Vale do Guaribas, debateram juntos à especialistas, auditores e conselheiros do TCE/PI, pautas relacionadas às políticas de educação implementadas durante esta sexta-feira (1º) de novembro, além de propostas para o futuro do ensino.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS