Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete do Piauí avança na vacinação contra a Covid-19; 117 doses já foram aplicadas

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde segue realizando a campanha de vacinação contra a Covid-19, aplicando as doses da vacina no público-alvo seguindo as determinações do Ministério da Saúde através do cronograma de vacinação.

As primeiras vacinas contra a Covid-19 – Coronavac chegaram em Alegrete do Piauí em 19 de janeiro de 2021, 30 doses foram recebidas pela prefeita Lila Alencar; pelo vice-prefeito, Manoel de Zé Pedro; pela Secretária de Saúde Anna Carla Bezerra junto aos profissionais de saúde; pela coordenadora de imunização, Francislene Silva, e por vereadores do município.

De acordo com a determinação do Plano Nacional de Imunização, nesta etapa, as vacinas foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

A primeira profissional escolhida para ser vacinada em Alegrete do Piauí foi a técnica de enfermagem, Maria Luzimar de Sousa Lima, de 51 anos. A vacinação foi realizada em um PSF na sede do município.

Em continuidade, no dia 26 de janeiro, as vacinas da 1º dose da Coronavac, foram aplicadas em mais 19 profissionais de saúde que estão atuando diretamente no enfrentamento da pandemia. No dia 01 de fevereiro, seguindo o cronograma, ou seja, a lista nominal dos profissionais da saúde, mais 30 doses foram aplicadas, totalizando assim 50 pessoas vacinadas no município.

Publicidade

Vacinômetro Alegrete do Piauí

No dia 02 de fevereiro, foram realizadas as vacinas em mais 10 funcionários públicos da Saúde de Alegrete. Em 08 de fevereiro, mais 05 profissionais receberam a vacinação. Logo após, em 12 de fevereiro, 04 profissionais foram vacinadas. De acordo com o Vacinômetro, 68 vacinas aplicadas da 1º dose e a 1ª vacinação referente a 2º dose. Totalizando 69 doses aplicadas no município.

A imunização do público idoso no município também teve início no dia 12 de fevereiro, com a aplicação da vacina nos idosos de 90 anos ou mais. Conforme dados do da Secretaria Municipal, 14 idosos foram vacinados em suas residências tanto na sede quanto na zona rural, seguindo as determinações do Ministério da Saúde.

Vacinômetro Idosos em Alegrete do Piauí

Em 22 de fevereiro, foram vacinados mais 06 trabalhadores da Saúde de Alegrete. No dia 04 de março, mais 01 funcionária da Saúde recebeu a vacina e, mais 23 profissionais foram contemplados com a 2ª dosagem da vacina.

De acordo com o Vacinômetro da Covid-19, atualizado em 04 de março, o número de vacinas aplicadas na 1° dosagem em idosos de 90 anos ou mais, totalizam 14 doses aplicadas e 05 rejeições.

Vacinômetro Idosos em Alegrete do Piauí

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde no Vacinômetro da Covid-19, o município de Alegrete do Piauí já realizou a aplicação da 1° dose em 74 profissionais da saúde e 29 aplicações da 2ª dose. Além de obter 02 rejeições, dessa forma foram aplicadas 103 doses.

Publicidade

Vacinômetro Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Alegrete do Piauí, ainda informa que até o momento 117 doses da vacina contra à Covid-19 já foram aplicadas.

Próxima fase: Idosos de 80 a 89 anos

O próximo público-alvo a ser vacinado município alegretense serão idosos de 80 a 89 anos, residentes na sede e zona rural. A data definida para a ação será na quinta-feira, 11 de março de 2021. Visando garantir mais segurança aos idosos, que integram o grupo de risco, a vacinação será realizada a domicílio.

Campanha de Vacinação Covid-19

A coordenadora municipal de imunização, Francislene Silva, explica a logística adotada no município para realizar as vacinações.

Coordenadora de Imunização, Francislene Silva / Foto: Arquivo Cidades na Net

“O município se organizou para realizar o cronograma baseado nos levantamentos feitos pelos ACS, com os cadastros todos atualizados. As vacinas recebida desta vez, foram  30 doses da Coronavac, 40 doses Oxford e mais 10 doses da Coronavac para o quadro dos profissionais da Saúde, e ela possuí um tempo determinado de abertura para poder realizar a vacinação. Tudo está sendo preparado estrategicamente para que a gente não perca nenhuma dose e através da nossa logística o dia escolhido para a vacinação será em 11 de março”, disse.

A imunização ocorre de forma gradual, respeitando todas as normas sanitárias impostas por a OMS e Ministério da Saúde, como distanciamento social, uso de álcool em gel e profissionais com os devidos EPI’S.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS