Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete do Piauí inicia 2ª fase da Campanha de Vacinação contra Gripe

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí, na gestão do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando desde a última quinta-feira (16), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe).

Nesta fase, a vacinação contra a Gripe é destinada aos caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas, mas alguns desses públicos-alvos não se enquadram nos atendimentos realizados do município.

As ações foram iniciadas na sede, na UBS Maria Francina de Alencar. Na sexta-feira (17), o público atendido foi referente às áreas das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS): Lúcia e Francilândia. No último sábado (18), as vacinações iniciaram às 08h e seguiram até às 16h atendendo as regiões das ACS: Silvani, Cosma e Genicarla.

Na manhã da quarta-feira (22), as vacinações serão realizadas na escola Pedro Cazé, povoado Malhada Alta, de 08h às 12h. No período da tarde, os atendimentos serão na igreja católica de São Luís Gonzaga, na localidade Boa Vista, no horário de 14h às 16h, seguindo os mesmos critérios de higienização e organização.

Em entrevista a redação do Cidades na Net, a secretária de Saúde, Anna Carla, explicou a campanha segue o calendário estabelecido, porém com adaptações ao novo cenário, como orientado pelos órgãos superiores de Saúde tendo em vista a pandemia do Covid-19.

Secretária de Saúde, Anna Carla.

“Estamos realizando as vacinações sem aglomerações na primeira etapa realizamos em domicílio, na segunda etapa dividindo os turnos, horários por áreas e micro áreas. Como estratégia de contingência ao COVID-19 além de não aglomerar, tomamos medidas como a higienização das mãos e pés dos usuários ao chegar à Unidade de Saúde, bem como o uso de máscaras pelos mesmos”, disse a secretária.

Publicidade

A coordenadora da imunização, Francislene Silva, destacou que as ações estão sendo realizadas buscando atingir o público-alvo tanto na sede como zona rural. Além de explicar que a divisão do público é realizada junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do município.

Coordenadora de Imunização, Francislene Silva.

“Estamos realizando os atendimentos de acordo com o público-alvo dos ACS responsável pelo dia de vacinação. Todas as pessoas que se enquadram nesta etapa foram orientadas a comparecerem no seu dia de imunização, evitando assim aglomerações nas UBAS”, pontuou a coordenadora.


_Realização da Primeira Fase da Campanha

Na primeira etapa da Campanha de Vacinação os públicos prioritários foram idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. O município de Alegrete cumpriu a meta exigida atingindo a cobertura vacinal de 115,28% nos Trabalhadores da Saúde, os Idosos atendidos atingiram 91,10% e Trabalhadores da Saúde + Idosos 93,62%.

Matéria Relacionada: Saúde de Alegrete do Piauí realiza campanha de vacinação contra Influenza H1N1

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS