Connect with us

Alegrete do Piauí

Saúde de Alegrete do Piauí realiza Dia ‘D’ de vacinação contra Sarampo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete do Piauí na gestão “Alegrete continua para todos” do prefeito Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, através da Secretaria de Saúde, administrada pela secretária, Ana Carlla, realizou na última quarta-feira (12) e no sábado (15), o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo.

A campanha de imunização que atende o calendário nacional do Ministério da Saúde, nesta primeira etapa, imuniza pessoas na faixa etária de 05 à 19 anos ou com esquema vacinal incompleto para o sarampo.

As vacinações na quarta-feira (12), foram realizadas na UBS Boa Vista, na UBS Malhada Alta, e na UBS Pocinhos, zona rural. E os atendimentos na sede foram realizados no sábado, 15 de fevereiro, no horário de 8 h até às 16 horas na UBS Maria Francina de Alencar e na UBS Miguel Pereira Neto.

A coordenadora de imunização, Francislene Silva, falou dos atendimentos realizados na campanha e explicou que o reforço da vacina da Febre Amarela retirada em abril de 2013, voltou a fazer parte do calendário de vacinação das crianças.

“Na ocasião, foram realizadas a intensificação do sarampo e a atualização do 2° reforço da Febre Amarela das crianças que nasceram de 2013 em diante. Lembrando que este reforço da Febre Amarela e pra as crianças de 04 anos, pois o Ministério da Saúde voltou a colocar no Calendário da Criança”, explicou.

Publicidade

Coordenadora de Imunização, Francislene Silva.

Em relação ao numero de crianças e jovens atendidos, a coordenadora Francislene Silva, ainda destacou: “O total geral de 5 a 19 anos, foram de 1.052 vacinações de Tríplice Viral, sendo que foram vacinados apenas 47, e o restante já estava em dias com as 2ª dose. Das 1.052 pessoas que foram vacinados, 115 receberam a 2ª dose de Febre Amarela e o restante já estão com a 2ª dose completa”.

A campanha segue até o dia 13 de março, com vacinação em todos os postos de saúde. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola, e esta disponível nos postos de saúde de todo o Brasil.

Em todo o Brasil está prevista a vacinação de mais de 3 milhões de pessoas. Crianças, jovens e adultos que estejam com a carteira de vacinação atrasada devem consultar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a aplicação da dose em falta.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS