Connect with us

Alegrete do Piauí

Secretaria de Educação de Alegrete realiza o 1º Ciclo de Formação da fase de implantação da BNCC nas escolas; fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Alegrete do Piauí, realizou durante todo dia desta segunda-feira (18), no Espaço Cultural, a etapa inicial do Ciclo de Formação do PROBNCC que consiste na fase de implantação da Base Nacional Comum Curricular nas escolas.

A formação tem como finalidade trazer para os professores os meios que serão, a partir de agora, implantados como um novo formato de abordagem do ensino em todo o país, desde as escolas públicas até as redes de ensino particulares.

A professora, Francisca, conhecida popularmente como Chiquinha, em seu ponto de vista, ressalta que a BNCC no novo processo de formação educacional, irá somar em maior qualidade na Educação de Alegrete e do Piauí como um todo, beneficiando professores, e, acima de tudo, os alunos. A professora explica o porquê da formação.

“Hoje foi o início de uma longa caminhada rumo ao novo percurso para a educação. A BNCC vem para acrescentar, aprimorar e qualificar o ensino. Eu como professora me sinto muito honrada em fazer parte de algo tão grande para a educação em nível nacional. Essa formação que iniciou é necessária porque a base é algo novo que está sendo implantado para melhor atender nossos alunos e nos qualificarmos enquanto professores”, explica a docente.

Natural de Monsenhor Hipólito, a recém-efetivada no Ensino Infantil de Alegrete, professora da Escola Francisco Elpídio, Carmen Claécia, participou com os demais educadores e agradeceu ao prefeito Márcio Alencar pela iniciativa que visa enriquecer a educação municipal, contribuindo com a formação qualificada do corpo docente, assim fortalecendo mais ainda o nível de aprendizado dos alunos.

Publicidade

“Dessa forma, gostaria de parabenizar a gestão, na pessoa do prefeito Márcio Alencar, por mais uma passo à frente na Educação de Alegrete onde tivemos a honra de participar da formação continuada do Módulo I PROBNCC, que é o documento mais recente e atualizado da educação nacional. O encontro foi produtivo e enriquecedor para todos os integrantes da educação municipal”, enfatizou Carmen.

De acordo com a supervisora de Ensino da Rede Municipal, Jéssica O´hara, que coordenou a formação nesta segunda-feira juntamente com a professora Cícera Quitéria e a secretária municipal de Educação, Valdênia Silva, o processo de formação acontece através de uma rede de colaboração entre governo federal, estadual e municipal.

“A partir dessa etapa virão novos encaminhamentos para um futuro breve de muitas mudanças na educação brasileira. Nós estamos engajados, pois acreditamos que temos um papel essencial nesse processo de transformação de nossa educação que consequentemente resulta na melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou a supervisora.

Nos dias 06 e 07 de novembro, as docentes de Alegrete do Piauí na pessoa da secretária de Educação, Valdênia Silva, da supervisora de Ensino, Jéssica O´hara, e, a professora Cícera Quitéria, estiveram em Teresina participando no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e no Instituto Antonino Freire da formação continuada dos educadores da rede estadual e municipal do Piauí. O evento na capital piauiense, teve como objetivo implantar o novo currículo que adota as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de profissionais dirigentes municipais em Educação, coordenadores regionais e municipais PROBNCC e articuladores.

Estiveram presentes na formação desta segunda-feira em Alegrete, além da supervisora da rede municipal Jéssica O´hara, da secretária de Educação Valdenia Silva, das professoras Carmen Claécia e Cícera Quitéria, a inspetora de Ensino do município, Virgínia Célia; todos os diretores de escolas; todos os professores da Educação Infantil ao Fundamental; a atual secretária de Meio Ambiente, Geuça Maia, e o secretário municipal de Cultura, Iago Sousa.


Matéria Relacionada: – Educadores de Alegrete participam em Teresina de formação sobre o novo currículo da BNCC do Piauí

Publicidade

>>Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS