Connect with us

Alegrete do Piauí

Secretaria de Saúde de Alegrete do Piauí divulga medidas de prevenção ao Coronavírus. Veja!

Publicado

em

A Prefeitura de Alegrete do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde ira realizar na sexta-feira, 20 de março, uma capacitação com todos os profissionais da Saúde, no Ponto de Cultura.

O encontro de caráter obrigatório irá definir as Medidas de Controle e Prevenção do Vírus (COVID-19) através da parceria da Saúde Municipal com a Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Alegrete do Piauí.

O evento irá organizar as ações, rotatividades e horários de funcionamento da Saúde Municipal que se encontram seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde – OMS e Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde ainda solicita que a população se dirija as UBS’s do município somente em casos de extrema necessidade, para evitar aglomerações e propagação do Coronavírus. Os atendimentos serão mantidos seguindo as seguintes determinações:

  1. A atualização do Cartão do SUS passa a ser realizado diretamente pelo Agente Comunitário de Saúde mediante a apresentação das cópias dos documentos pessoais sendo entregues posteriormente, os cartões atualizados de modo descentralizado aos cidadãos;
  2. Ficam suspensas as atividades coletivas do Programa Saúde na Escola (PSE), junto às escolas cadastradas no programa;
  3. Ficam limitados os procedimentos indutores e aerossóis (inalações);
  4. Estão suspensos por 15 dias marcações de exames laboratoriais;
  5. O Dia D da Campanha de Influenza será realizado no Centro Esportivo José Amirtes Sobrinho, devido ao espaço e local arejado;
  6. Os Atendimentos Odontológicos serão suspensos conforme Decisão CRO-PI nº 01/2020 por tempo indeterminado, exceto em situações comprovadas urgentes e inadiáveis;
  7. Serão disponibilizados álcool a 70% nas Unidades Básicas de Saúde para os profissionais de saúde e funcionários;
  8. A Secretaria Municipal de saúde – SMS recomenda que TODOS os servidores e empregados públicos adotem ações diárias de prevenção, tais como foram adotadas pela DIVISA.

A secretária de Saúde, Anna Carla, explicou a importância das medidas adotadas e informou que ainda será realizado no município mobilizações no centro da cidade com o intuito de informar aos comerciantes e motoristas medidas simples que evitem contaminação.

“Decidimos tomar algumas medidas também a nível municipal através desta parceria que irá organizar a tomarmos medidas de controle à pandemia, pois é de suma importância no contexto que estamos vivendo. Além de ser uma forma maior de intensificar as informações a população e realizar uma abordagem aos motoristas que trabalham com grandes fluxos de pessoas. Conto com a participação de todos!”, disse a secretária.

Publicidade

Anna Carla, ainda recomendou que todos os servidores e empregados públicos, e a população adotem ações diárias de prevenção, tais como: “Lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabão; Alternadamente higienizar as mãos com álcool gel a 70%; Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais; e. Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas e Manter os ambientes bem ventilados”.

Confira: Nota Pública 17 março 2020

Decisão CRO/PI n° 01 /2020: OFÍCIO DECISÃO CRO-PI final.pdf.pdf

Confira o banner:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS