Connect with us

Alegrete do Piauí

Vigilância em Saúde intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti em Alegrete do Piauí

Publicado

em

Ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana, têm sido intensificadas pela Prefeitura de Alegrete do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde junto a Coordenação de Vigilância em Saúde.

No município, entre os dias 12 e 24 de maio foi realizada pela equipe de vigilância epidemiológica, o “Bloqueio do Mosquito” com a utilização da bomba motor costal. Os profissionais percorreram todos os bairros da cidade e os interiores do município, como Pocinhos, Boa Vista, Malhada Alta, Limpo Grande, Baixão, Barragem e Alegrete Velho, pulverizando com inseticida atingindo os locais onde os mosquitos se escondem.

O secretário de Saúde, Walter Filho, fala sobre as ações e destaca que está sendo realizado realizando um intenso trabalho de prevenção, visando a saúde e o bem estar de todos os alegretenses.

“Todos os anos, com o início do período chuvoso há um aumento dos números de casos de dengue e chikungunia em todo Brasil. Para amenizar os riscos e a proliferação do mosquito, a Saúde e a equipe de vigilância realizam ações de mobilização e conscientização quanto aos perigos do mosquito e atividades de rotina, ou seja, ações que envolvem profissionais de diversas áreas, bem como a equipe de limpeza pública. Um trabalho preventivo afim de garantir a saúde de todos”, explica o secretário.

A coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Kelia Ramos, explica a logística adotada para realização das ações e explica que além do bloqueio e atividades de rotina houve também a passagem do carro fumacê.

“A equipe vistoria os imóveis, localiza focos do mosquito, orienta e trata. Ademais, os agentes de endemias cobrem em média 80 residências diárias com o tratamento com larvicidas nos reservatórios de água. Esse trabalho é realizado durante o ano inteiro, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Além de outros serviços realizados pela equipe de vigilância. Neste ano, já contamos também com o apoio do carro fumacê e o bloqueio com dedetização através de bomba motor costal, que foi realizada pela própria equipe de vigilância epidemiológica do município”, explica.

Kelia Ramos ainda pede a colaboração da população: “Em termos de vigilância, tudo que poderíamos fazer, já foi e continua sendo feito. Porém, é necessária também a conscientização da população em relação à eliminação da água parada em suas residências. O maior foco do mosquito está em seu quintal e eliminar os criadouros é a melhor forma de eliminar o mosquito. Faça sua parte!”.

A prefeita Lilian Alencar agradeceu a todos os profissionais pelo empenho e parceira em prol da saúde da população.

Publicidade

“Em nome da gestão ‘Juntos somos mais fortes’ agradeço a todas as equipes que seguem empenhadas realizando a limpeza, o bloqueio, a pulverização, visitas domiciliares, enfim, todas as ações. Recentemente o carro fumacê também percorreu as ruas do nosso município. Temos apenas um único´ propósito, que é garantir a saúde de todos e tudo que vem a contribuir nós abraçamos a causa”, disse Lila.  

Confira as imagens:

Matéria relacionada: ALEGRETE | Prefeitura conclui dedetização com carro fumacê; ações da Vigilância em Saúde continuam

Facebook

MAIS ACESSADAS