Connect with us

Alegrete do Piauí

Vigilância em Saúde intensifica ações de combate ao coronavírus em Alegrete do Piauí

Publicado

em

A equipe de Vigilância em Saúde de Alegrete do Piauí, iniciou na manhã deste domingo (03), às 07h, mais uma etapa das ações de enfrentamento e combate ao coronavírus (COVID-19).

A Barreira Sanitária prosseguiu até o meio dia e será realizada no decorrer da semana, através da Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Márcio Willian Alencar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que tem à frente a secretária Anna Carla.

A equipe de Vigilância em Saúde de Alegrete do Piauí, atua desde março com notificações, orientações e conscientização sobre os riscos da COVID-19 aos comerciantes, donos de restaurantes, pousadas, postos de gasolina, lotérica e estabelecimentos públicos da cidade, quando foram expedidos decretos e recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Na manhã deste domingo os trabalhos foram intensificados com a instalação de estandes de monitoramento com profissionais da Vigilância em Saúde, Nasf, e contou também com apoios da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, na organização e abordagem.

Na ação, duas equipes foram formadas, sendo que uma ficou nos estandes monitorando os acessos ao município e a outra visitou estabelecimentos comerciais utilizando o termo de ciência com a finalidade orientar os proprietários sobre a chegada de mercadorias, vendas, uso de máscaras, como proceder na higienização e repassar instruções sobre o novo decreto.

Publicidade

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Kélia Ramos, entre os objetivos da barreira sanitária, estava também o de monitorar veículos transportadores que abastecem comércios e também cidadãos que chegam ao municípios oriundos de outras regiões, além de conscientização para o uso de máscaras em locais públicos, de acordo com a lei descrita no decreto emitido pelo prefeito de Alegrete.

“Estamos orientando os comerciantes em relação aos cuidados necessários durante as vendas, recepção de mercadorias e atendimento ao público. Intensificamos a conscientização para o uso de máscaras em locais públicos, pois agora é lei de acordo com o decreto emitido pelo prefeito de Alegrete. Seguimos de plantão para denúncias dos que aqui chegam e para os descumprimentos de medidas de isolamento e aglomerações”, afirmou.

A coordenadora ressalta que a equipe atua 24 horas, aguardando, notificando, orientando e monitorando os viajantes que chegam em Alegrete, no intuito de impedir que o vírus chegue e se espalhe no município.

“Percebemos que a cada dia o vírus se aproxima mais e já temos cidades vizinhas com pessoas que testaram positivo. Então intensificamos as ações de combate realizando barreiras na cidade para o controle de caminhões de transportadoras que abastecem os supermercados e para aqueles de outras cidades que por um motivo ou outro vem nos visitar”, explicou.

A equipe atua com apoio da Polícia Militar para auxiliar nos casos de descumprimentos, seja de abertura de estabelecimentos, descumprimento de quarentena, aglomerações ou casos que ponham em risco a saúde da população.

Kélia Ramos faz um apelo a todos os alegretenses sobres os cuidados para com a COVID-19, que, embora a pessoa não apresente nenhum dos sintomas ou venha apresentar sintomas leves da doença, mesmo assim ela pode transmitir o vírus.

Publicidade

“O momento é de nos resguardarmos, por nós, pela nossa família e pelo próximo. Vamos respeitar a orientação de ficar em casa e esperar esse momento ruim passar. Quero fazer um pedido especial às pessoas e famílias que chegaram de viagem: fiquem em casa e respeitem o isolamento, não saiam sem necessidade, usem máscaras, protejam suas famílias e aos os idosos que fazem parte do grupo de risco. Proteja seus amigos e ao próximo. Esse isolamento momentâneo é de extrema importância e necessário. O trabalho da vigilância só será eficaz se houver conscientização e a colaboração do povo”, disse.


Membros da Vigilância em Saúde utilizam borrifadores para higienização


A secretária municipal de Saúde, Anna Carla, que esteve durante as ações de enfrentamento neste domingo, reforça o pedido e apelo para que os munícipes sigam as recomendações no intuito de prevenção do novo coronavírus. A gestora alerta todos os alegretenses e afirma que as barreiras sanitárias seguindo as regulamentações dos órgãos de controle, terão continuidade.

“Não iremos recuar e nem afrouxar as medidas. Neste momento não existe mais ninguém desinformado. As mídias estão informando a todo instante. A nível municipal contamos com carro de som, mídias divulgadas em grupos, áudios, apelos até do próprio prefeito que está sempre preocupado. Apoio inclusive psicológico por teleatendimento. A equipe trabalha diariamente no sentido de orientar, fiscalizar e tomar todas as medidas de contenção seguindo os decretos estaduais e municipais”, enfatiza.

“Pedimos a ajuda e colaboração da população, porque estamos cercados com inúmeras cidades vizinhas com casos positivos. Pedimos que fiquem em suas casas e caso precisem ir ao supermercado e farmácia, usem máscaras, tomem todos os cuidados na rua e ao chegar em casa. Nossa equipe formada por profissionais da vigilância em saúde, atenção primária em saúde, está à frente, mas pedimos que fiquem em casa por nós, pela própria segurança e dos seus familiares e o bem de toda a cidade”, recomenda.

“Agradeço desde já pelo apoio da Polícia Militar que tem nos ajudado desde o início com as rotas, denúncias e fiscalização. Aos profissionais da saúde que estão sempre empenhados e, aos policiais rodoviários federais que sempre atendem nosso pedido”, completou a secretária de Saúde de Alegrete do Piauí.

As recomendações da Vigilância em Saúde na redução dos riscos de disseminação da Covid-19 realizadas desde o mês de março são:

Usar máscara; lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabão; alternadamente higienizar as mãos com álcool gel a 70%; cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações; evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas; manter os ambientes bem ventilados e se possível, abrir portas e janelas utilizando menos o ar condicionado; não compartilhar objetos pessoais; ter cuidado ao utilizar os banheiros públicos, verificar se estão limpos e ao sair, deixe-os em condição de uso; manter limpas e desinfetadas com álcool à 70% ou hipoclorito (1 a 2%) todas as superfícies que são de maior manipulação como por exemplo o corrimão de escada, maçanetas de portas, celulares, bancadas de trabalho, teclado de computadores, dentre outras; caso tenha recentemente retornado de viagem onde o número de casos se encontra aumentando, reservar-se por um período de 14 dias, principalmente, de pessoas acima de 60 anos, por ser o grupo mais vulnerável ao COVID 19; buscar os serviços de saúde na Atenção Primária, quando apresentar sintomas compatíveis com a COVID-19 que são febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.

Veja abaixo fotos das ações de intensificação e combate ao novo coronavírus 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS