Caldeirão Grande do Piauí

Alegria e emoção marcam o retorno às aulas presenciais em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

Passado mais de um ano com o ensino realizado de forma remota, em virtude das medidas de isolamento para a prevenção da Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação retomou as aulas na modalidade presencial, e hoje, segunda-feira, 16 de agosto, foi dia de voltar para as salas de aula no município de Caldeirão Grande do Piauí.

O regresso dos estudantes e trabalhadores da educação às escolas foi preparado pelo Governo Municipal e Secretaria de Educação, com objetivo de oferecer biossegurança à comunidade escolar.  

Inicialmente, a ideia da Secretaria de Educação foi adotar, no início do ano, o ensino híbrido, que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino à distância. A retomada, no entanto, teve que ser adiada, em virtude do surgimento de casos. Mas agora, com a situação de controle da pandemia no município, a Educação iniciou o segundo semestre com as aulas presenciais.

Os mais de mil alunos matriculados foram divididos em turmas, que revezarão semanalmente na escola, garantindo a capacidade reduzida. E na semana em que não estiver assistindo aula presencial, ele vai fazer as atividades que serão repassadas pelos professores.

Damiana Irene, secretária de Educação

Damiana Irene, secretária de Educação, afirmou que o retorno aconteceu de forma tranquila, desde o transporte, até a sala de aula. “A gente estava com uma expectativa muito grande por esse momento, e graças a Deus aconteceu com tranquilidade, da forma que nós planejamos. Foi uma mistura de sentimentos, de emoção e alegria. Os professores ouviram relatos de alunos que estavam com saudade das escolas, do ensino presencial”, disse.

Na entrada, os alunos tem a temperatura corporal aferida, as mãos e a mochila higienizadas com álcool. Os alunos também receberam um kit composto por uma máscara de proteção facial padronizada, uma garrafa de água e uma toalha.

Publicidade

Além disso, a Educação também distribuiu equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. As escolas também foram adaptadas com lavatórios no pátio, refeitório, além de totens com álcool em gel.

Nas salas de aula, as carteiras escolares foram colocadas respeitando o distanciamento. “O número de alunos por turma é pequeno e as nossas salas de aula são grandes. Então, quanto a isso, nós temos condições de capacidade de seguir os protocolos de distanciamento”, pontuou Damiana.

O horário de recreação está temporariamente suspenso. “Não teremos recreio. As turmas saem em horários diferentes e apenas para o lanche no refeitório, que também foi adaptado com mesas individuais por aluno. Para algumas turmas, com base na idade dos alunos, o lanche será servido na própria sala de aula”, disse. Com isso, foi reduzido o horário de permanência na escola. Pela manhã, de 7h15 às10h35, e a tarde, das 13h às 16h20.

Para a secretária Damiana, as expectativas são boas. “Nós planejamos, iniciamos hoje as aulas presenciais, e agora reconstruir o vínculo entre alunos e escola, oferecer o ensino da melhor forma, que é presencial, e continuar monitorando o andamento”, disse.

Veja fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile