Connect with us

Belém do Piauí

Alunos voltam às salas de aula em Belém do Piauí

Publicado

em

Hoje, terça-feira, 03 de agosto, foi um dia marcante para a educação no município de Belém do Piauí. Passado mais de um ano de aulas remotas, em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, alunos e professores puderam se reencontrar em sala de aula.

A Rede Pública Municipal de Ensino retomou as aulas na modalidade presencial no Ensino Fundamental. Para que isso aconteça com segurança sanitária, a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Escolas Municipais, teve que adotar diversas medidas preventivas, que vão do transporte escolar, até o ambiente escolar.

No ônibus, os assentos que não podem ser ocupados foram demarcados. Logo na entrada da escola, os alunos higienizam os pés no tapete sanitizante, tem a temperatura corporal aferida e as mãos higienizadas com álcool. O uso de máscara também é obrigatório.

Ao entrar na escola, os alunos vão direto para as salas de aula, onde as carteiras escolares estão colocadas respeitando a distanciamento.

Carteiras foram posicionadas obedecendo o distanciamento

Para garantir o distanciamento em sala de aula, as escolas estão funcionando com capacidade reduzida. De acordo com Cláudia Ribeiro, secretária de Educação, para contemplar todos os estudantes da Rede, as turmas farão rodízio nas aulas presenciais. “No primeiro dia, quase 100% dos alunos esperados compareceram, disse.

Nas escolas, foram instalados lavatórios externos, recipientes com álcool em gel nas portas das salas, além de totem no pátio, tudo para facilitar a higienização das mãos. Os alunos, professores e demais trabalhadores da educação também receberam duas máscaras de proteção facial.

Cartazes com as orientações foram fixados em diversos locais. As orientações também estão sendo repassadas pelos professores e demais trabalhadores. Logo no início da aula, o professor Francisco Zacarias teve uma conversa com os alunos sobre o contexto geral da pandemia, reforçando os cuidados que precisam ser tomados.

A professora Neta, da Pré-Escola Jeude José Dias, fez um quadro com um leque de orientações e normas que devem ser seguidas pelos alunos no ambiente escolar.

Publicidade
Professora cria quadro educativo com regras e medidas preventivas

“Nós adequamos as escolas para receber alunos e professores, e fizemos algumas mudanças para que as aulas aconteçam de forma presencial e com segurança sanitária”, disse Cláudia Ribeiro.

Em meio a tantas medidas preventivas adotadas, uma das mudanças está relacionada ao horário de recreação. Antes os alunos ficavam no pátio durante o intervalo. Agora, como medida preventiva, o tempo será reduzido, os alunos vão permanecer em sala de aula e a merenda escolar será servida na carteira.

Cláudia Ribeiro, secretária de Educação

A secretária afirmou que os desafios são grandes, mas as expectativas são ainda maiores. “Hoje nós iniciamos o segundo semestre letivo de forma presencial para os alunos do ensino fundamental. Diante de tudo o que foi planejando, nós estamos confiantes de que tudo dará certo”, pontuou.

Mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS