Connect with us

MUNICÍPIOS

Apenas um município no Piauí não adotou medidas de isolamento na pandemia, diz IBGE

Publicado

em

Apenas o município de Brejo do Piauí, a 436 quilômetros de Teresina, não implantou medidas de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19 no ano de 2020. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2020.

Levantamento nos 5.570 municípios do Brasil, o IBGE mostrou que apenas 74 cidades no País relataram não terem tomado alguma atitudade para promover o isolamento social. 

Segundo o IBGE, a informação foi fornecida pela própria prefeitura de Brejo do Piauí, através de um questionário repassado ao município. Nesse documento, as opções sobre a adoção das medidas de isolamento e implantação de decretos municipais foram marcadas como não realizadas.

O superintendente de informações do IBGE, Eyder Mendes, explicou ainda que pode ter ocorrido algum equívoco por parte da prefeitura durante o preenchimento do questionário e que o órgão informa apenas o que foi repassado.

“Essa pesquisa é feita com questionários repassados ao município e a prefeitura não respondeu afirmativamente sobre a questão do decreto e isolamento social. Pode ter tido um equívoco da prefeitura e o IBGE informa o que foi repassado no questionário, não tendo como checar quem está preenchendo”, esclarece.

Publicidade

Brejo do Piauí faz parte da microrregião de São Raimundo Nonato e a população em 2020 foi estimada em um pouco mais de 3,8 mil pessoas, de acordo com o IBGE. Os dados do Governo do Piauí detalharam que a incidência de Covid-19 no município é de aproximadamente 41 casos para cada mil habitantes da cidade.

Em relação ao restante das cidades piauienses, a pesquisa apontou que 188 cidades decretaram o isolamento social e 35 municípios orientaram a população a ficar em casa e evitar aglomerações. Também 111 cidades utilizaram algum sistema de monitoramento para avaliar a eficácia da medida.

Já sobre o levantamento nos 5.570 municípios do Brasil, o IBGE mostrou que apenas 74 relataram não terem tomado alguma atitudade para promover o isolmaneto social, entre eles Brejo do Piauí. 

O que diz o município

Procurada pela reportagem, a gestão municipal de 2020 informou que o município adotou as medidas de isolamento social por meio de decretos municipais seguindo as orientações estabelecidas nos decretos do estado.

O coordenador municipal da Vigilância Sanitária de Brejo do Piauí, Marcelo Rosaldo, contou ao Cidadeverde.com que também foram realizadas ações de sanitização, toque de recolher e instalação de barracas sanitárias na cidade.    

Publicidade

“A gente apresentou o decreto do estado do Piauí, houve restrição de toque de recolher, fizemos ações educativas na zona rural e urbana, fizemos barracas sanitárias, fizemos o serviço de sanitização em praças públicas, nos comércios. Sempre que saia o decreto estadual a gente seguia”, explica o coordenador.

Marcelo Rosaldo informou ainda que a média de casos ativos na cidade no ano passado era de 12 casos  e que o período de maior aumento foi no mês de novembro. Ele acrescentou ainda a possibilidade de ter ocorrido erro durante o preenchimento do questionário.

Confira decreto municipal de 2020

Rebeca Lima (Com informações do IBGE)
cidadeverde.com  | Foto: Google Maps 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS