Connect with us

MUNICÍPIOS

Após assassinato de primeira-dama, município de Lagoa do Sítio terá novo prefeito. Entenda!

Publicado

em

Após a prisão na terça-feira (10/02) do prefeito José de Arimatéas Rabelo, conhecido como Zé Simão (PT), acusado de ser o assassino da própria esposa, a primeira-dama Gercineide Monteiro, a cidade de Lagoa do Sítio terá novo prefeito em dez dias, ainda que interinamente.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Marcelo dos Anjos (PT), este é o prazo que o município pode ficar sem gestor.

“Após esta data, a Câmara tem que nomear o novo prefeito, no caso dá posse ao vice-prefeito Antonio Ditoso. Assim rege a nossa Lei Orgânica do Município”, explica o parlamentar.

PERDA DO MANDATO
O vereador Marcelo dos Anjos disse que não poderia precisar se a Lei Orgânica do Município prevê o pedido para a cassação do mandato do prefeito nesta situação em que é acusado de um crime.

“Estamos ainda em um momento de muita comoção e sinceramente, embora conheça a lei, não gostaria de precisar algo neste sentido”, comentou o vereador.

Publicidade

ACUSADO SEGUE COMO PREFEITO
Somente com o processo transitado em julgado é que, a princípio, o prefeito poderia perder o cargo. Em sendo denunciado, o prefeito deve ser julgado no Tribunal de Justiça. A análise é do advogado Wilson Gondim, que explicou a situação do prefeito do ponto de vista de sua gestão na cidade.

“Enquanto ele se encontrar preso e afastado de suas funções como gestor do município, ele permanecerá prefeito, pois a perda do cargo só se dará com o processo transitado em julgado. Ao menos que haja uma previsão na Lei Orgânica do Município dispondo sobre a perda do cargo nesta hipótese, Porém, durante o tempo em que estiver afastado, o vice-prefeito assume a prefeitura para continuar a gestão do município. É possível que haja algo na Lei Orgânica sobre isso. Caso contrário, não perderá o mandato neste instante”, afirmou o advogado Wilson Gondim.

Wilson Gondim explica que nem mesmo a Polícia esclarecendo eu ele é réu confesso ele pode ter esta perda do cargo agora. “É como se ele estivesse afastado para uma viagem, por exemplo, ou licença de saúde. O vice assume e segue com a gestão. E neste caso, contra o vice não pesa nada, tendo em vista que não se trata de ação eleitoral, que normalmente são ajuizadas contra a coligação, afetando o vice-prefeito”, complementa o advogado.

FIM DA VIDA POLÍTICA?
Zé Simão foi reeleito para prefeito na coligação A Vitória da Força do Povo (PP / PT / PTB / PMDB) em 2012. Ele teve com 2.031 votos (57,96%). Natural de Valença, Zé Simão tem 50 anos. Acusado de assassinar a esposa, o prefeito pode ter dado fim a sua vida pública.

CASO SOLUCIONADO
O delegado Geral Riedel Batista disse que o trabalho de depoimento dos acusados está encerrado. Ele afirmou que houve contradições nos depoimentos e que a situação é a de que o prefeito acusa a empregada Noêmia e a empregada acusa o prefeito Zé Simão. “Não há mais nada para ouvir, a investigação foi rápida e o caso está 100% solucionado.”

Publicidade

CRIME CHOCOU CIDADE
O prefeito e empregada teriam tentado fazer com que tudo parecesse morte natural, ventilando inclusive que ela teria sido vítima de um infarto fulminante. Mas após os exames realizados no IML ficou comprovado que ela foi atingida com um tiro de revólver calibre 38. O último a estar com a primeira-dama, o prefeito Zé Simão (PT), acabou sendo preso preventivamente, suspeito de matar a própria esposa.

http://180graus.com/res/imagens/portal/2014/07/27/dsc0259-29.jpg

Ao também ser presa, a empregada acabou entregando o prefeito. Eles confirmaram que tinham um relacionamento amoroso. Pressionada, após os peritos indicarem que um disparo de arma de fogo matou a primeira-dama, a mulher acabou mostrando onde estava a arma do crime, escondida entre as telhas da casa. “Ela já contou tudo, apesar do prefeito continuar negando, já temos o crime 100% desvendado”, contou o delegado Riedel Batista.

Os dois acusados foram levados à sede da Delegacia Geral para prestarem depoimento. Ao chegar na sede da Delegacia, o prefeito disse: “Quem matou já está preso”, disse referindo-se à empregada.

PERÍCIA ATESTA HOMICÍDIO
“Quando os peritos chegaram ao local perceberam que ela tinha um sangramento na boca e no ouvido. O corpo foi trazido para o Instituto de Medicina Legal em Teresina, e após exames foi comprovado que ela foi atingida com um tiro de revólver calibre 38”, disse Fábio Abreu, por telefone, ao 180.

VELÓRIO E ENTERRO NA CIDADE
O corpo de Gercineide Monteiro, que foi morta com um tiro na cabeça em sua residência, é velado na casa dos seus pais, no município de Lagoa do Sítio. Com muita emoção, familiares e amigos prestaram a ultima homenagem. Os dois filhos da vítima, dois meninos de 12 e seis anos estão inconformados com a perda da mãe.

Publicidade

M.jpg

 

 

 

Fonte: 180graus

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS