Connect with us

MUNICÍPIOS

Após inspeção da ANAC, Parque Serra da Capivara perde verba do BNDES

Publicado

em

A Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) não irá receber verba do BNDES necessária para abrir Museu da Natureza, no Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato. A informação é do deputado federal Francisco Paes Landim. A perda deve-se a não homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato feita pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Segundo Paes Landim, o BNDES impõe como condição para a concessão do patrocínio para construção do Museu da Natureza a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público.

O aeroporto tem obras que se arrastam há uns dez anos, utilizando verbas orçamentárias do Ministério do Turismo e finalmente há alguns meses ficou em condições de receber a inspeção da ANAC.

Ciente de que alguns pontos menores, como a conclusão da cerca e outros pequenos ajustes ainda precisavam de atenção, e, de acordo com Paes Landim (foto abaixo), uma demora considerável no repasse de verba pelo Ministério do Turismo esse ano, a própria Dra. Niede, utilizando recursos próprios, derivados de um prêmio acadêmico, financiou a realização desses pequenos reparos previamente à inspeção pela ANAC.

“Isso deveria ser simples.Em novembro os fiscais foram ao aeroporto de São Raimundo Nonato e negaram a homologação alegando a ausência de uma placa de sinalização, da necessidade de terminar o cercamento, que a Dra. Niéde afirma que fez, e de um desnível pouco acima do permitido entre a pista e o solo em uma das cabeceiras. O resultado de tudo isso será o risco da perda do patrocínio do BNDES e meses e meses envolvidos em burocracia antes que esse aeroporto possa novamente passar pelo processo de homologação e entrar na lista das rotas possíveis de vôos regionais”, afirmou o parlamentar.

Publicidade

O parlamentar alertou na Câmara Federal para o problema e pediu atenção especial do Governo Federal para que dê agilidade a liberação.

“O Governo Federal, responsável de fato por esse parque, tem de articular um esforço emergencial entre os diversos órgãos para impedir a degradação do local. Precisamos que os ministérios do Meio Ambiente, Cultura, o BNDES e a ANAC e demais setores envolvidos tenham uma ação coordenada e coerente na região; não é aceitável que um pedaço de cerca e uma placa sejam motivo de negativa da homologação, como não é aceitável que o ICMBio não aporte recursos adequados àquele parque”, afirmou o parlamentar.
Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS