Connect with us

MUNICÍPIOS

Após vários dias sem energia, fazendas do Sul do Piauí contabilizam prejuízos de R$ 300 mil

Publicado

em

Em pleno período de plantio, três fazendas produtoras de grãos, na cidade de Palmeira do Piauí, região Sul do estado, contabilizam um prejuízo de mais de R$ 300 mil com a falta de energia elétrica há pelo menos nove dias.

De acordo com o gerente da fazenda Boa Vista, Danilo Mendes, são inúmeros os prejuízos, pois a fazenda depende de energia para refrigerar as sementes para o plantio, ligar a bomba que levar água para cerca de 200 animais. Dezenas de quilos de alimentação para os funcionários das fazendas estragaram e foram descartados.

A fazenda dispõe de energia solar, mas devido o período chuvoso as placas não funcionam.

Ainda segundo o gerente várias ligações já foram realizadas para a Equatorial, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado.

Inúmeros postes caíram na região do cerrado onde ficam as três fazendas, devido as chuvas dos últimos dias e por isso ocasionou a falta de energia.

Publicidade

Nota de Esclarecimento – Palmeira do Piauí


A Equatorial Piauí esclarece que fortes chuvas e ventos que atingiram o município de Palmeira do Piauí, região Sul do estado,  ocasionaram danos severos à rede elétrica da região, o que impactou, a partir do último dia 4, de acordo com o primeiro registro da ocorrência no sistema da distribuidora, o fornecimento de energia a três clientes rurais na localidade.

Dentre os estragos causados pelo evento climático de grande proporção, foi verificada a quebra de 6 postes na rede de distribuição, além do rompimento de condutores e equipamentos isoladores em 3 pontos de um dos alimentadores da Subestação Cerrados, que atende as fazendas que tiveram fornecimento prejudicado. 

A Distribuidora reforça que toda a operação de recomposição do sistema foi complexa, pois, não envolveu apenas uma manutenção emergencial, mas sim uma reconstrução da rede destruída após o evento. Embora as equipes deslocadas para atendimento tivessem acesso aos pontos de defeitos, as chuvas constantes dificultaram o deslocamento de material e execução dos serviços. 

Em função disso, foi necessária uma logística especial para transporte do material e mobilização de caminhões de manutenção pesada. As tentativas de realização dos serviços ocorreram desde o dia da ocorrência, e, após intenso trabalho, foi possível concluir o serviço de recomposição da rede na noite desta terça-feira (9). A energização dos clientes deve ocorrer na manhã desta quarta-feira, em função da nova incidência de chuva forte durante a noite, o que não permitiu a realização das manobras necessárias.

Publicidade

Pela demora no restabelecimento do serviço, a empresa pede desculpas aos clientes atingidos, mas reforça que empreendeu todos os esforços para que a ocorrência fosse solucionada o mais rápido possível.

Fonte: Ponto X

Facebook

MAIS ACESSADAS