Connect with us

Araioses

Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Araioses leva serviços da carreta de combate a hanseníase à população

Publicado

em

A Prefeitura de Araioses, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Governo do Estado, promoveu nos dias 09 e 10 de março atendimento médico e exames para identificação de hanseníase, leishmaniose, HIV, e hepatite. Além disso, ocorreu vacinação e aferição de pressão arterial e glicemia.

O atendimento se deu das 8:00 às 17 horas, a carreta ficou localizada ao lado da prefeitura municipal. Entre as vacinas estiveram a dose de reforço contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos e a vacinação de rotina.

Laiza Almeida, enfermeira, explicou em entrevista a importância do rastreamento precoce da hanseníase. “A hanseníase é um problema que vem acometendo muitos brasileiros e a importância do rastreamento precoce e do tratamento adequado é que quando feitos pode se viver bem, sabemos que quando algumas manchas aparecem na pele, deve-se encaminhar para um profissional de saúde para ser avaliado para fazer um teste de sensibilidade, se positivo iniciar o tratamento imediatamente para evitar a transmissão para familiares”.

Uma das pacientes que participaram da ação promovida pela saúde foi Rafaele Nunes. Em entrevista a jovem destacou o quanto a disponibilidade do atendimento é positiva para a população. “A ação é ótima, porque o povo araiosense não possui muita oportunidade de fazer testes rápidos para esses tipos de doenças, então através da ação estamos tendo acesso, outro ponto positivo foi a vacinação. Espero que tenham mais ações como essa”, afirmou.

A carreta é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a multinacional Novartis Brasil, que conta com o apoio do Governo do Estado do Maranhão e com a Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos do município, realizou os atendimentos e testagens. Foram feitos também testes rápidos de HIV/Sífilis e Hepatites.


Facebook

MAIS ACESSADAS