Connect with us

Araioses

Projeto do IFMA promove 5ª Oficina de Renda Alternativa em Artesanato na comunidade Carnaubeiras

Publicado

em

A comunidade Carnaubeiras, foi contemplada nesta quarta-feira (01), com a realização da quinta Oficina de Artesanato, promovida através do Projeto de Extensão Cooperativismo Empreendedor Mandioca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Araioses.

A ação, que faz parte de um trabalho realizado pelo IFMA voltado aos interesses e necessidades da classe trabalhadora, foi realizada também em parceria com a Cooperativa de Artesanato de Araioses (Coart) e Cooperativa de Mandioca (Copama).

A oficina foi coordenada pela Coart, que tem como presidente a Maria Marcelina, e contou com a participação de cerca de 7 alunos, que foram instruídos sobre cada etapa para a produção de peças artesanais. Alguns alunos bolsistas do projeto também estiveram presentes na oficina.

Rafael Ciarlini, professor, diretor de administração e planejamento, e coordenador dos projetos de extensão do IFMA, Campus Araioses, explicou que a instituição tem desenvolvido projetos de ensino, pesquisa e extensão, voltados ao desenvolvimento dos arranjos sócio produtivos locais.

“Iniciamos esse trabalho em 2019 com as artesãs, depois com os catadores de materiais recicláveis, e em seguida com os meliponicultores, apicultores, mandiocultores e extrativistas de carnaúba. Os projetos envolvem ações diversas, que implicam os eixos de capacitação, acesso aos meios de produção, ao mercado, inovação e tecnologia, e dentro das capicitações temos as oficinas” informou.

Segundo o professor, 24 oficinas são realizadas em diversas comunidades atendidas pelos projetos. Entre os projetos, estão: Cooperativismo Empreendedor Carnaúba; Professor Pardal; Sabão Olga e Ara Salgada.

“Todos eles tem por objetivo abordar os interesses e necessidades da classe trabalhadora, equilibrando teoria e prática. E os nossos alunos colocam em prática e conhecem os saberes, experiências e talentos dos trabalhadores nas comunidades a partir desse contato dos projetos”.

Publicidade

Atualmente, as ações dos projetos atendem 43 comunidades, envolvendo 245 famílias.

Facebook

MAIS ACESSADAS