Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha desenvolve ações para cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí na gestão do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Programa Criança Feliz (PCF), realizou dois momentos sobre a Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

No primeiro momento na última quarta-feira, dia 22, foi marcado pelo acolhimento e roda de conversa com adolescentes com o tema “Vamos romper o silêncio?”.

A assistente social do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Angerli Sá, na abertura do evento recebeu o público-alvo com música para melhor acolher os participantes.

Na oportunidade foi discutido junto aos adolescentes referenciados ao SCFV e demais jovens, sobre formas de entender esse momento tão difícil da pandemia causada pela Covid-19, onde foi colocado o isolamento, uso excessivo do celular pela família e a necessidade de fortalecer os vínculos familiares, de forma a prevenir riscos que levem essa camada social a qualquer sentimento depressivo ou outras consequências dessa fase de vida e desse momento.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Ananias Sá, houve a participação da conselheira tutelar Daires Sá, onde abordou a importância da instituição [Conselho Tutelar] reafirmando o compromisso com a população.

Para finalizar o evento foi desenvolvida uma dinâmica sobre a vida, conduzida pela coordenadora do SCFV, Nilda Sá e a educadora social Jocileia.

“Tivemos também entrega de lembrancinhas e ao final foi visto o grau de participação massiva e muito positiva pela fala dos adolescentes presentes”, concluiu Nana.

Publicidade

No segundo momento, nesta quarta-feira (29), a psicóloga do CRAS, Rogeânia Alves, teve um encontro com as mães assistidas pelos serviços e programas. A acolhida ficou a cargo da coordenadora do CRAS Ananias Sá deu boas-vindas e agradeceu pelo comparecimento das mesmas. O tema trabalhado foi “Vamos falar sobre esse assunto? Viver é sempre a melhor opção”.

A coordenadora explicou o porquê do encontro e em seguida a palestrante, a psicóloga trouxe uma forte reflexão sobre como estamos vivendo nosso tempo, nosso sentimento de tristeza e a relação familiar e social.

“As mães participaram ativamente, deram suas grandes contribuições. Ao final foi realizada uma dinâmica onde cada participante pôde compartilhar seus sentimentos umas com as outras, tendo uma clareza da positividade da palestra com o tema sobre o Setembro Amarelo”, destacou Ananias.

“Dessa forma a SMAS no seu patamar de proteção social realizou preventivamente ações que nortearam o calendário social e trouxeram respaldo junto ao indivíduo e suas famílias referenciadas, buscando sempre prevenir qualquer quebra de vínculo familiar, potencializando a todos os nossos usuários”, concluiu a coordenadora do CRAS de Alagoinha do Piauí.

O Setembro Amarelo, mês instituído em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, que visa alertar as pessoas sobre as causas e doenças que estão relacionadas ao fenômeno do suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Veja mais fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS