Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha retoma atividades com grupos de crianças e idosos do SCFV; fotos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Assistência Social-SMAS, está de volta com as atividades presenciais e realizou encontros com os grupos assistidos nos meses de abril e maio.

No mês de abril, no dia 19, aconteceu a 1° reunião com mães e responsáveis dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“O SCFV é um serviço complementar aos Serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias – PAIF, sendo ofertado pela Proteção Social Básica e referenciado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Organiza-se em grupos, de modo a ampliar as trocas culturais e de vivências entre os usuários, assim como também desenvolve o sentimento de pertença e de identidade”, explica a coordenadora, Nilda Sá.

A reunião propiciou a apresentação das orientadoras sociais e da equipe que compõe o SCFV e teve o intuito de enaltecer a importância da participação das famílias e criar vínculos com os usurários da rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Na ocasião, tratou de expor aos presentes a retomada dos serviços.

Prosseguindo com as ações, no dia 25, os integrantes dos grupos tiveram a oportunidade de participar de atividades de interação social, esportivas e de lazer, obedecendo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, quando ao distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel.

Na ocasião estiveram presentes a coordenadora do CRAS Ananias Sá e a coordenadora do SCFV Nilda Sá, que na oportunidade reforçaram a retomada das atividades presenciais com os grupos de Convivência.

Publicidade

Dentro do cronograma de retomada das atividades presenciais, a Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou no dia 27/04, o 1° encontro presencial de 2022 com os idosos participantes do grupo Feliz Idade.

A atividade foi conduzida pela psicóloga e técnica do CRAS, Rogeania Alves, com significativas reflexões sobre a pandemia da COVID-19: o antes, o durante e o agora. A psicóloga abordou sobre as expressões e o equilíbrio das emoções durante esse período tão desafiador atravessado por todos.

Integrante do grupo Feliz Idade e a psicóloga Rogeania Alves

O grupo Feliz Idade acolhe idosos acima dos 60 anos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Em sua programação anual, a equipe visa promover diversas atividades junto à rede socioassistencial da proteção social básica atuando na promoção e fortalecimento do vínculo familiar e social.

A coordenadora do SCFV, Nilda Sá, esclarece que “as propostas são pensadas e planejadas para a realização das atividades socioeducativas, no intuito de fortalecer os vínculos familiares e o novo normal após dois anos de pandemia, das atividades presenciais”.

A secretária municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes, destaca que este trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes tem um papel importante, pois é uma forma de socializar junto ao grupo de maneira lúdica e interativa levando informação e despertando o interesse pela continuidade nas atividades.

“É de suma importância frisar que o objetivo principal desta ação é fortalecer os vínculos e unir entre os idosos proporcionando interação, união e reflexão sobre a vida, com suporte e apoio que possam contribuir para a proteção e prevenção de situações de risco social e seus agravamentos, bem como minimizar também os impactos emocionais do distanciamento social”, salientou.

“A equipe expressa seu contentamento com esse reencontro e por aos poucos retornar as atividades socioeducativas na modalidade presencial”, concluiu a secretária Maria de Lourdes.

Maio

Iniciando as atividades do mês de maio, o SCFV de Alagoinha do Piauí, realizou sua primeira oficina com os grupos. A oficina de slime contemplou crianças e adolescentes participantes dos grupos: “Casinha de Brinquedos – até 06 anos”, “Espaço Conviver – 7 a 14 anos” e “Semeando o Futuro – 15 a 17 anos”. As atividades aconteceram no último dia 04 de maio, no auditório do CRAS, durante manhã e tarde. Foi idealizada e sistematizada pela psicóloga do CRAS, Rogeania Alves, e conduzida por toda a equipe do SCFV, que tem à frente a coordenadora Nilda Sá.

O encontro na avaliação da equipe, teve clima repleto de envolvimento, interação, criatividade, descontração e bastante aprendizado. A oficina contou com a participação ativa de 40 crianças e adolescentes durante cada etapa da oficina. Divididos em subgrupos, eles puderam conhecer os ingredientes, seguir a receita entregue a cada participante aprendendo cada passo e conferindo o resultado final de cada grupo.

“A oficina foi muito positiva e atendeu os seus objetivos esperados. Verificamos uma significativa interação, socialização e envolvimento entre as crianças e adolescentes participantes. O momento foi de ampla valorização ao lúdico e das habilidades de cada um”, destacaram os membros das equipes do CRAS e SCFV.

Publicidade

Ao final da oficina, cada criança recebeu sua slime produzida e acompanhada da receita impressa para que pudessem socializar e compartilhar com outras crianças de sua convivência social e familiar.

Reunião com as mães e responsáveis pelos integrantes dos grupos de convivência

GRUPO FELIZ IDADE

OFICINA DE SLIME COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO GRUPO ESPAÇO CONVIVER

PINTURA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS