Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí se prepara para volta às aulas presenciais; trabalhadores passam por formação

Publicado

em

Com o avanço na vacinação da população contra a Covid-19 e a baixa no número de casos, o município de Belém do Piauí se prepara para o retorno das aulas na Rede Pública Municipal de Ensino de forma presencial e segura.  

O município elaborou e está executando o plano de retomada. A partir da próxima terça-feira, dia 03 de agosto, data prevista para o retorno, os protocolos de higiene e saúde passam a fazer parte da rotina diária dos alunos e trabalhadores da educação.

Nesta quinta-feira, 29, a Secretaria Municipal de Educação realizou encontros com os trabalhadores da Educação. Pela manhã, na Escola Municipal José de Moura Leal, o público alvo foi a equipe de apoio – motoristas, vigias e zeladores e auxiliares de serviços gerais. Na pauta, os parâmetros de segurança sanitária que serão adotados para a prevenção da transmissão da Covid.

Educadores passam por formação

À tarde, no auditório da Escola Monte Sinai, a formação reuniu os professores da Rede. Uma palestra foi ministrada pela psicóloga Jaíra Pacheco, que focou, também, na motivação e no emocional dos educadores para esse momento tão importante, que é o retorno das aulas presenciais.

Psicóloga Jaíra Pacheco

O trabalho preparatório passa, também, pela melhoria da infraestrutura das escolas. Algumas unidades escolares foram adaptadas, outras reformadas e até ampliadas, como é o caso da José de Moura Leal, que ganhou novas salas de aula, biblioteca, sala de leitura, banheiros, pátio coberto, dentre outras melhorias, aumentando, assim, a sua capacidade.

Professores recebem kit higienização

“A preocupação da gestão é oferecer um ambiente seguro para todos os trabalhadores da educação e os nossos alunos, para que a educação aconteça da melhor forma, que é na modalidade presencial”, afirmou Cláudia Ribeiro, secretária de Educação do município.

A gestora falou sobre algumas mudanças feitas para a retomada do ensino presencial. As escolas funcionarão com capacidade reduzida, com o revezamento de alunos divididos por turmas. Além disso, os alunos vão receber kits higienização com máscara e álcool em gel, os assentos nos ônibus e as carteiras escolares estão demarcados com o distanciamento. No ambiente escolar, cartazes foram afixados com orientações de prevenção para os alunos.

Em entrevista, a secretária pontuou que o momento é de adaptação a essa nova normalidade. Para ela, a pandemia foi, também, um aprendizado, pois levou todos a repensar, refletir e construir uma nova realidade.

Cláudia Ribeiro, secretária de Educação de Belém

“Durante a oferta do ensino remoto, o município de Belém do Piauí planejou e executou várias ações para oferecer um retorno às aulas presenciais com segurança e acolhimento a todos os atores do processo, com o objetivo de ofertar uma educação de qualidade para os nossos alunos. É preciso transformar o medo em cuidados e ansiedade é aprendizado”, disse Cláudia.

A aluna Brena Carvalho disse que está ansiosa para voltar a assistir as aulas presenciais. Ela, que recentemente teve a experiência de participar em sua cidade da aplicação da prova da Olimpíada de Brasileira de Matemática, e pôde conhecer como será o novo ambiente escolar, afirmou que se sente segura em voltar para a sala de aula.

Publicidade

“A gente vê que a escola está preparada pra receber os alunos. Tem as pias na chegada pra gente lavar as mãos, tem álcool em gel, as carteiras estão distantes, e já sei quais são os cuidados que preciso tomar”, disse a estudante.

Brena destacou, ainda, os benefícios do ensino presencial. “Presencial é melhor, é mais produtivo. A gente está com o professor ali na sala, você se concentra, presta mais atenção, pode tirar a dúvida no mesmo momento da aula”, disse.

Mais imagens

Facebook

MAIS ACESSADAS