Aluno de Belém do Piauí tem projeto pré-selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 01/08/20

Aluno de Belém do Piauí tem projeto pré-selecionado para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Mais uma vez, a Educação de Belém do Piauí se destaca. Registrando uma nova conquista para o município, o jovem Raislúcio de Carvalho Leal, estudante do 3° ano do Ensino Médio, no Centro Educacional Sebastião de Sousa, teve seu projeto pré-selecionado na etapa estadual, para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

A lista com os pré-selecionados foi divulgada no dia 30 de julho, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre os 11 estudantes do estado inscritos, 08 foram pré-selecionados para participarem da seleção final, onde o Piauí tem duas vagas. A escolha dos dois projetos, será realizada por servidores da área legislativa da Câmara dos Deputados.

Para a participação no programa, o aluno Raislúcio de Carvalho, com orientação da professora Janeide Sousa e Silva, elaborou um Projeto de Lei, que tem o objetivo de que alunos da rede pública, de baixa renda, que tenham necessidade do uso continuo de óculos,  sejam assistidos pelo Governo Federal, para a aquisição do item.

Para ele, está entre os pré-selecionados é uma grande conquista. “Está incluindo na lista de pré-selecionados do Piauí para o Parlamento Jovem Brasileiro é indubitavelmente uma grande conquista para mim. Tive conhecimento do programa este ano, por meio da educadora Janeide Sousa, que posteriormente viria me orientar na escrita do Projeto De Lei”.

Segundo Raislúcio, para o processo seletivo, é necessário que o aluno escolha entre uma das três preposições legislativas que podem ser apresentadas (Projeto de Lei, Proposta de Emenda à Constituição e Projeto de Lei Complementar), e o texto deve ser original, relevante e dentro da técnica legislativa.

O estudante disse que por não ter conhecimento sobre as modalidades, no início, teve receio. “Por não possuir nenhum conhecimento prévio em relação a nenhuma modalidade, senti um certo receio de início. Entretanto, mesmo sabendo que seria um trabalho árduo, me comprometi em elaborar uma PL. Com isso, busquei aprender todas as partes de uma lei desde à epígrafe até o fecho. É importante ressaltar que nesse período minha orientadora teve papel fundamental com auxílio e motivação. Ao conseguir elaborar o projeto, já me senti vitorioso, logo o que viria depois seria apenas consequência”.

Raislucio ainda compartilhou a conquista com os demais estudantes de escola pública. “Por fim, digo aos jovens que são de escola pública, assim como eu, que essa conquista é nossa e que mesmo com tantas dificuldades e desigualdades que pairam sobre nós, podemos absolutamente tudo. Então, acreditem em vocês e não desistam” finalizou.

A Diretora do Centro Educacional Sebastião de Sousa, Maria Auxiliadora Bento, disse que a pré-seleção é uma vitória, principalmente em ver que Raislúcio, se destacou entre estudantes de renomadas escolas.

“É interessante observar que o programa atinge também escolas privadas. Nosso aluno disputou com alunos da rede privada e está entre os 8 primeiros colocados do estado, sendo que dentre eles estão alunos do Dom Barreto e outras escolas de nome. Então, para nós é uma vitória muito grande, pois de uma cidade pequena, do interior do Piauí, um aluno se destaca junto com estudantes das grandes e renomadas escolas do estado. Para nós é uma honra muito grande” disse.

A diretora ainda disse que uma honra ver também os professores se destacando. “Raislúcio fez o projeto orientado pela nossa professora Janeide, que inclusive foi a orientadora da Yasmin, que ganhou o Jovem Senador ano passado. Para nós é muita honra ver a nossa professora se destacando e os nossos alunos também conseguindo posições de destaque. E a participação de Raislúcio se deu mediante incentivo da própria professora. Ela postou no grupo dos alunos para quem tivesse interesse e ele teve e ela prontamente auxiliou na proposição e ele conseguiu estar entre os 8” concluiu.

O resultado oficial da pré-seleção para o programa será divulgado no dia 10 de agosto e o resultado final do processo seletivo será divulgado em 18 de setembro, no portal da Câmara dos Deputados www.camara.leg.br/pjb.

Sobre o PJB

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é programa de Educação para Democracia, que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais. Os jovens tomam posse e exercem o mandato como deputados jovens durante cinco dias na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Enquanto os professores e estudantes se engajam no processo de elaboração de projetos de lei para o PJB, são criadas múltiplas oportunidades de reflexão em sala de aula. Os jovens podem aprender mais sobre sua realidade, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Campo Grande do PI

Veículo empreende fuga ao ser abordado pela PRF em Campo Grande do Piauí

Por volta das 23h, do último sábado, 09, a equipe da Polícia Rodoviária Federal de Alegrete do Piauí, ao abordarem um veículo Volkswagem Gol, 1.6, com placa de Campo Grande,

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Tribunal de Contas vai fiscalizar aumentos salariais de prefeitos e vereadores no Piauí

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) tem recebido denúncias referentes aos aumentos de salários de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais. Caso estes reajustes tenham sido concedidos

NOTÍCIA DESTAQUE

Mulher é presa após tentar levar drogas para presídio no Piauí dentro de refeição

Uma mulher identificada como Maria de Fátima Magalhães, de 41 anos, foi flagrada nesta quarta-feira (21/11) tentando entrar com drogas na Penitenciária Mista de Parnaíba. Duas grandes porções de uma