Belém do Piauí

Audiência Pública da Lei Aldir Blanc II em Belém, discute propostas para aplicação dos recursos e fomento à cultura local

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Belém do Piauí promoveu neste sábado, 04 de maio, uma audiência pública, para discutir propostas de investimentos dos recursos, oriundos da  Lei Federal 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc. 

A audiência pública aconteceu na Câmara municipal e contou com a participação do prefeito Ademar Carvalho, do presidente da Casa, o vereador Bernardino Carvalho, do secretário de Cultura, Edson Ribeiro, o secretário de Saúde Nil Boeiro, o secretário de Administração Cherly Oliveira, fazedores de cultura do município e a comunidade em geral. 

Na abertura, apresentações de coreografias musicais, foram realizadas por crianças integrantes do grupo de dança, conduzida pela professora Maria Clara, abrilhantaram o momento. 

Em outro momento, o prefeito Ademar Carvalho, assinou e sancionou o Projeto de Lei, já aprovado pela Câmara, em que institui o calendário oficial de eventos turísticos e culturais do município. 

A audiência pública, foi conduzida pelo secretário de Cultura, Edson Ribeiro, que iniciou  reforçando a importância da participação dos agentes e trabalhadores da cultura nas discussões pertinentes a área e em seguida apresentando aos participantes uma prévia do Plano de Ação bem como as possibilidades de utilização dos recursos disponíveis. 

Com ampla explanação sobre as possibilidades de utilização dos recursos, os presentes puderem colocar suas ideais e apresentar propostas no Plano de Ação, para a aplicação dos recursos, com  foco em formatar o potencial turístico e cultural em Belém do Piauí.  

A partir de incentivos a cultura por parte do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc, Prefeitura de Belém do Piauí, tem a pretensão de desenvolver, por meio do Plano de Ação, iniciativas conforme a realidade e especificidades locais, para impulsionar o setor cultural e turístico no município.  

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, em seu discurso, parabenizou o secretário Edson e os fazedores de cultura do município pelo trabalho realizado, quando pediu um maior empenho para desenvolver mais o setor.  

“Quero agradecer o trabalho que tem sido feito, e dizer que além desse incentivo do governo federal, queria mais, pois nossa intenção não é só distribuir esse incentivo, queremos fazer um plano de trabalho. A Prefeitura tem condição de investir, dentro das possibilidades. {…}. Então a gente quer o compromisso e dedicação de vocês, principalmente, dos beneficiado com esse incentivo. Como prefeito, nesse resto de mandado, quero ajudar e deixar o setor bem encaminhado, e por isso estamos dispostos, também, a investir em mais incentivo”, disse.  

O secretário, Edson Ribeiro, falou sobre o objetivo da audiência. “Nós temos cumprido com nosso dever, feito a lição de casa, por isso que Belém do Piauí, teve acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc I, da Lei Paulo Gustavo, e agora tem acesso a Lei Aldir Blanc II, a qual o recurso já se encontra em conta, mas para que a gente possa operacionalizar, é necessário fazer esse trabalho que é exatamente a construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos para 2024. É a cultura chegando ao menor, ao que há de mais original e autêntico no nosso sertão nordestino, especialmente em Belém do Piauí”, afirmou.  

Fotos:

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile