Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | 100 dias da 4ª gestão do prefeito Ademar é marcado pela realização de obras

Publicado

em

No próximo domingo, dia 11 de abril, os prefeitos que iniciaram suas gestões em 1º de janeiro, estarão completando 100 dias de governo, um período desafiador para os gestores municipais, tendo em vista a crise sanitária que se instalou no país e vive o seu pior momento, mas, também, tempo de realizações de obras e ações, como é o caso de Belém do Piauí, administrado por Ademar Carvalho, que está exercendo seu quarto mandato como prefeito.

Além das ações planejadas que vão ao encontro dos anseios da população, a gestão tem investido recursos próprios do município na execução de obras importantes.

“Nós temos essas em andamento e um pacote de outras obras para serem anunciadas e iniciadas em breve”, pontuou Ademar, ao visitar algumas das obras que estão sendo executadas na cidade ao lado do vice-prefeito Francisco Bento, o Tico, do secretário de Administração, Sherlyn Oliveira, e do jovem Vinny Heller.

_Iluminação

Uma das melhorias feitas foi na iluminação pública. Os benefícios podem ser notados principalmente à noite. Ruas iluminadas, mais segurança e tranquilidade para a população, que pode desfrutar ainda mais dos espaços públicos no período noturno.

Publicidade

O trabalho consiste na reposição e substituição das lâmpadas por novas, com tecnologia led. “Estamos colocando lâmpada onde não tem e trocando as antigas por lâmpadas de led. Com isso, além de melhorar a iluminação, nós vamos economizar na conta, pois essa lâmpada gasta bem menos”, disse, acrescentando que o mesmo será feito também nos povoados.

_Educação

Outra grande obra em andamento é a reforma e ampliação da Escola Municipal José de Moura Leal, construída há décadas, quando Belém do Piauí ainda era povoado e pertencia ao município de Padre Marcos.

Um dos principais centros de educação pública do município está sendo preparado para funcionar em tempo integral. Para isso, teve que ser ampliada e vai ganhar mais cinco salas de aula, totalizando em dez, além de outros espaços como sala de computação, biblioteca, banheiros e espaço coberto. Novos equipamentos também já foram adquiridos.

“Essa escola é antiga e já passou por várias reformas, mas dessa vez nós estamos também ampliando, e pra fazer essa ampliação, nós tivemos que comprar uma casa ao lado. Nosso plano é funcionar em tempo integral. Agora mais que nunca nós vamos precisar desse reforço na educação para compensar os prejuízos causados pela pandemia, com a paralisação das aulas presenciais”, pontuou Ademar.

Publicidade

_Prefeitura

Outro prédio público que também está em obras é a Prefeitura Municipal, que está passando por reforma e, também, sendo ampliada. O prédio onde funcionou o CRAS foi anexado à Prefeitura, aumentando assim o número de salas. Novos móveis e equipamentos também estão sendo instalados, melhorando, assim, as condições de trabalho dos servidores e de atendimento à população.

O prefeito Ademar disse que tem um projeto para construir um centro administrativo público ao lado da Secretaria de Educação. “Já temos um terreno reservado para essa obra, mas no momento não temos recursos suficientes para essa obra. E como não pudemos construir agora, estamos fazendo essa ampla reforma na Prefeitura”.

_CRAS

A Prefeitura Municipal também está construindo a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social, o CRAS. A obra é fruto da aplicação de recursos de uma emenda parlamentar do então deputado federal Marcelo Castro.

“Essa é uma obra que também foi atrasada por conta da pandemia, mas agora foi retomada e vamos concluir até o final do primeiro semestre.”, informou o prefeito.

Ao lado, segundo Ademar, será construído um espaço para atividades sociais dos grupos de convivência. “Esse espaço é um outro projeto que nós vamos fazer com recursos do município”, acrescentou. Tudo foi feito e planejado para melhor atender a população atendida pelos serviços da Assistência Social.

Publicidade

_Lixão

O espaço onde é depositado o lixo urbano também está passando por melhorias. A área já foi toda murada e foram abertas valas. “Ainda vamos arborizar, fazer um cordão verde, e designar uma pessoa pra cuidar daquele espaço, acompanhar o despejo do lixo. “Vamos acompanhar de perto, da mesma forma que fazemos com outros serviços, zelando e cuidando”, disse Ademar.

_Cemitério

Um dos Cemitérios Municipais da cidade também está em obras, passando por reforma. O muro foi elevado, foi melhorada a iluminação e feito o arruamento, intervenções que trarão benefícios para a população que precisar utilizar o serviço funerário.

“Tudo isso que citei, com exceção da construção da sede do CRAS, está sendo feito com recursos próprios do município, um recurso que a gente administra com zelo, responsabilidade e faz render. Embora a situação financeira do Brasil não seja boa, temos o pânico da pandemia, e aqui em Belém não é diferente, mas nós estamos trabalhando e avançando muito mais. E em breve vamos anunciar mais uma obra muito importante para Belém”, finalizou o gestor.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS