Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM 19 ANOS | Festival Folclórico abre as comemorações do aniversário de emancipação

Publicado

em

Numa noite em que a preservação da cultura popular e do meio ambiente estiveram juntas, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí abriu oficialmente as comemorações ao 19º aniversário de emancipação política do município.

“Belém que te quero ver…de!” foi o tema do I Festival Folclórico, um evento que já nasce grande e que promete virar uma tradição no município. Em sua primeira edição, realizada no novo ginásio poliesportivo, o Festival atraiu a atenção de um grande público. O objetivo, valorizar e manter viva a cultura regional, além de conscientizar a população sobre a importância e a necessidade de ser preservar o meio ambiente.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DO FESTIVAL!

O tema foi abordado por meio das apresentações. O espaço do evento foi ornamentado com material reciclado. Jovens do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Belém do Piauí, desfilaram utilizando roupas confeccionadas a partir da reutilização de material que se tornaria lixo. Eles utilizaram a criatividade e transformaram sacolas plásticas, sacos de fibra e de lixo, revistas e jornais, copos descartáveis, garrafas pet e guardas chuvas, entre outros materiais, em lindos looks para o desfile.

Alunos do Ensino Fundamental das escolas Monte Sinai e José de Moura Leal, da rede pública municipal, participaram de um concurso de poesias. O pequeno Paulo Isaque foi um dos premiados. A poesia de sua autoria foi apontada pelos jurados como uma das melhores. Também foram premiadas as poesias de Rebeca Ruama e de Zulmira Maria.

Publicidade

O Festival contou, ainda, com as apresentações do Reisado, uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do Nordeste, que também foi homenageada. Dois grupos – Irmãos do Oriente e Reisado da Creche – apresentaram as danças e versos que convidam para a celebração do Dia de Reis. Segundo a tradição, é neste período dos anos, entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro, que os grupos percorrem as residências.

Um dos destaques do evento foi a participação de repentistas convidados, vindos do Piauí e até de outros Estados. Eles se apresentaram em duplas: Viturino Bezerra (de Belém-PI) e Antônio Raimundo (de Teresina-PI); Luciano Leonel (Caruarú-PE) e Genival Sousa (de Jaicós-PI); Antônio Oliveira (de Parambú-CE) e Netinho Macedo (de Padre Marcos); Rafael Neto (de Paulo Afonso-BA) e Valdenor Batista (de Paulistana-PI).

A prefeita Débora Carvalho participou do evento ao lado de outras autoridades e falou sobre o evento. “Iniciamos as comemorações ao aniversário do nosso município valorizando a nossa cultura e chamando a atenção da população para a necessidade de termos bons hábitos e preservamos o meio ambiente. Esse é um tema que requer a nossa atenção, e hoje, nós conseguimos levar essa mensagem a todas as pessoas que prestigiaram o Festival”, disse.

Débora reforçou o convite à toda a população do município e da região para participar da programação. “Preparamos uma programação diversificada, com diversas atividades e momentos que envolvem toda a comunidade”, disse.

 

Publicidade

 

 

 

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS