Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Apresentações culturais e shows artísticos movimentam povoado Vista Bela

Publicado

em

As diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Belém do Piauí ao logo do dia desta sexta-feira, 30 de setembro, movimentaram o povoado Vista Bela, populosa comunidade situada a cerca de 22 km da sede.

Pela manhã, as ações foram desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde e Assistência Social, que ofereceram diversos serviços à população com foco no cuidado com a saúde e a beleza.


Prefeitura de Belém leva mutirão de serviços de saúde e beleza para povoado


À noite, na praça da comunidade, as Secretarias de Educação e de Cultura realizaram a culminância do projeto “Consciência Negra: Historicidade afrodescendente, resgate cultural, resistência e avanços”, com foco na valorização do povo negro e sua descendência.

Segundo Cláudia Ribeiro, secretária de Educação, o projeto foi desenvolvido com alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, com o apoio dos professores, e trabalhou, ao longo da semana, as lutas e conquistas dos antepassados afrodescendentes, promovendo reflexões para as questões atuais, como o racismo, o preconceito e a exclusão dessa população.

Foram realizadas diversas apresentações culturais – desde danças de origem africana, recitação de poema e concursos de beleza – que contaram com a participação de crianças, jovens e adultos e atraíram a atenção do público presente. Na quadra poliesportiva foi realizada uma partida amistosa de futebol de salão.

Ao final, todos os participantes receberam brindes da gestão, que também ofereceu um jantar comunitário para os presentes no evento.

Destaque, também, para os shows em praça pública. Duas atrações se apresentaram no palco cultural – os artistas locais, Joãozinho dos Teclados e Xiau Show, e o cantor Cristiano Pipow, de Picos.

Em entrevista, o prefeito Ademar Carvalho falou da alegria de poder retomar o evento, que é uma tradição da comunidade, mas que foi cancelado por dois anos em virtude da pandemia.

“Esse ano nós voltamos com esse grande evento aqui na comunidade Vista Bela. Como já aconteceu em outros anos, nós trouxemos os serviços de saúde, com atendimentos e exames, também a assistência social com os serviços de beleza, e agora a noite, a culminância do projeto da Educação e a festa. Mas não é só serviço, também tem obras. Todo ano a gente traz uma novidade em obra, e nesse foi a construção da quadra com a academia de saúde.”, disse o prefeito.

created by dji camera

A gestão investiu recursos próprios em mais uma etapa do projeto de melhoria da infraestrutura dos povoados. Nessa, o povoado Vista Bela foi contemplado com a quadra e a academia de saúde, que já foi implantada em outras comunidades como Carquejo e Caboclo.

O evento foi bastante prestigiado e reuniu pessoas de Belém do Piauí e de municípios vizinhos como Massapê do Piauí, Padre Marcos e Simões.

Publicidade

Dentre outros, estiveram presentes, a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Tico Bento, o presidente da Câmara, Francisco Felipe, e os vereadores Bernardino Carvalho, Mércia Carolina, Cristiana Carvalho, Elieudo Júnior, Kelebe Pedro, Ildimar Granja, Epifânio Olegário, os secretários municipais Sherlyn Oliveira (de Administração), Edson Ribeiro (Cultura), Cláudia Ribeiro (de Educação), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Luizinho Sousa (de Agricultura), e o médico e líder político de Masapê do Piauí,  Dr. Wilton Coutinho.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS