Belém do Piauí

BELÉM | Através da educação, município quer implantar novo sistema de coleta de lixo

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí lançou no último sábado (30), para os professores da Rede Municipal de Educação, o projeto “Educando para o Futuro”. O evento aconteceu na Câmara Municipal com a presença da prefeita Débora Carvalho e de outras autoridades do município.

Com esse projeto, o governo municipal visa reeducar a população sobre o manejo dos resíduos sólidos e melhorar o serviço público de limpeza urbana, com a implantação da coleta seletiva de lixo. A estratégia utilizada pela gestão é conscientizar a sociedade, a partir das Escolas.

Para isso, o município vai realizar uma ampla campanha. Os elementos de divulgação, como slogan, mascote, cartaz, panfleto e jingle, serão produzidos pelos próprios alunos. Cada escola realizará uma gincana onde serão escolhidos os melhores trabalhos de cada Unidade Escolar. Os selecionados por escola irão participar da etapa municipal. Os vencedores serão utilizados na campanha que será desenvolvida com toda a comunidade.

Um dos focos da campanha é a coleta seletiva de lixo. As primeiras experiências serão feitas no ambiente escolar, e depois, implantada em toda a área urbana. A previsão do governo municipal é que, num período de 90 dias, todas as escolas do município estejam separando seu lixo seco do lixo úmido. “Esse trabalho inicial vai nos mostrar quais os principais problemas a serem enfrentados a nível de município. Com essas informações, nós vamos traçar estratégias de solução e multiplica-las em todo o município, alcançando cada residência de Belém do Piauí”, disse o professor Edson Robeiro, da empresa L&R Associados, palestrante do evento.

A iniciativa do município visa atender as disposições da Política de Resíduos Sólidos e a Política de Saneamento Básico, que vem sendo implantado pelo governo federal desde de 2010.

Publicidade

Para o secretário municipal de Educação, professor Francisco Antônio, a expectativa é positiva. “É um projeto audacioso e positivo. A preservação do meio ambiente é um dos temas mais discutidos na atualidade e merece a nossa atenção. Em Belém, nós vamos avançar nesse sentido, colocando em prática as boas práticas, a começar pelas escolas, provocando uma mudança de atitude na comunidade escolar, que será uma fonte multiplicadora dessas informações”, disse.

Também estiveram presentes o ex-prefeito e atual secretário de Administração, Ademar Carvalho, os vereadores Evaldo Otacílio, Bernardino Geraldo, Cicisso e Cláudia Ribeiro; dos secretários municipais Anaías Bezerra (de Assistência Social), Zé Francisco (de Cultura), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Epifânio Olegário, jovens do NUCA – Núcleos de Participação e Desenvolvimento das Adolescentes, do Conselho Tutelar, dentre outros segmentos da sociedade civil.

Veja mais fotos:





 

 

Publicidade

 

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile