Connect with us

Belém do Piauí

“Belém Azul e Rosa” atende mulheres na prevenção ao câncer

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém do Piauí está realizando a campanha “Belém Azul e Rosa”, uma ação unificada de com foco na promoção da saúde e prevenção aos cânceres de próstata, na população masculina, e de mama e colo de útero entre as mulheres.

As ações tiveram início no dia 19 de novembro, com o mutirão de coleta de sangue para a realização do exame PSA, de rastreio ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre homens.

Nesta sexta-feira, 26, o público alvo foram as mulheres com idade entre 45 e 64 anos, com a realização da ultrassonografia da mama, exame de rotina utilizado no rastreio e detecção precoce ao câncer de mama, que aumenta significativamente as chances de cura da doença.

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços, a Secretaria de Saúde trouxe ao município uma equipe da Clínica CDI, de Oeiras, coordenada pelo médico Junior Canindé, para realizar os exames de imagem.

Maria de Fátima de Carvalho, de 58 anos, que mora na cidade de Belém do Piauí, foi uma das mulheres atendidas. Cuidadosa com a saúde, essa é a segunda vez que ela realiza o exame ofertado no município através da campanha “Belém Azul e Rosa”.

Publicidade

“É bom porque a gente não precisa ir pra Picos. É aqui mesmo na cidade da gente. Aqui eu vim sozinha de minha casa. A gente sente mais confiança, é mais tranquilo.”, disse.

Segundo o secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, a estimativa é atender a 300 mulheres da cidade e zona rural. O gestor destacou que, além da mamografia, o município incluiu, também, a busca ativa de citologias para mulheres na faixa etária de 40 a 64 anos. Nos dias 29 e 30 de novembro, será realizado um mutirão do exame de Papanicolau, um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

“E nos dias 03 e 04 de dezembro, serão realizadas as ultrassonografias da próstata. Foram realizados aproximadamente 400 exames de PSA. Os resultados serão avaliados pelos médicos e aqueles que apresentarem alguma alteração, será feita a ultrassonografia.”, explicou o secretário.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS