Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Câmara aprova Título de Cidadania de autoria da vereadora Cristiana Carvalho

Publicado

em

Em sessão ordinária realizada na sexta-feira, 09 de setembro, a Câmara Municipal de Belém do Piauí, aprovou um Projeto de Decreto de Legislativo de autoria da vereadora Cristiana Bento.

O Projeto de Decreto do Legislativo concede Título de Cidadã a senhora Silvana
Aparecida Bernardo Porfirio, a Irmã Silvana.

A vereadora Cristiana Carvalho, justificou sua propositura. “A Irma Silvana muito contribuiu para o desenvolvimento social de nossa cidade, participando ativamente em ações de evangelização, dedicando todo o seu tempo ao povo, seja na escuta terapêutica, seja na formação de lideranças, na saúde alternativa, nas visitas e acompanhamento das famílias, bem como na animação da fé”, explicou.

Biografia

Irmã Silvana Aparecida Bernardo Porfirio, nascida do Paraná, em 18 de abril de 1982, é filha de Luis Vitorino Portifirio, (in memória) e Maria Aparecida Bernardo Porfirio, e tem quatro irmãos. Ao três anos mudou-se para a cidade de Nova Mamoré, em Rondônia, em busca de melhores condições de vida; boa parte da família, lá reside até os dias atuais.

Publicidade

Irmã Silvana cresceu na zona rural, nos trabalhos da roça e da casa até os 18 anos. Desde criança participava na vida da Igreja, sendo sempre protagonista de sua fé. Ajudou a criar e fortalecer sua comunidade à frente da animação litúrgica e suas pastorais.

Como tantos outros jovens no Brasil, também teve dificuldade de terminar seus estudos, chegando a ficar sem frequentar a escola por quatro anos, de modo que somente aos 18 anos concluiu o ensino fundamental. Para fazer o ensino médio teve migrar para a cidade, e nesta ocasião, a Irmã Maria José, Freira Calvariana, uniu essa necessidade com um convite para ela pudesse morar no convento com as freiras. Assim enquanto estudava, poderia conhecer mais de perto a Vida Religiosa Consagrada e fazer seu discernimento vocacional. Mesmo com a resistência de seus pais, aceitou o convite e iniciou um novo ciclo em sua vida dedicando-se à vida vocacional.

Em Nova Mamoré, além de seus estudos, fez dois anos na etapa denominada aspirantado e de lá foi transferida para Fortaleza-CE, para continuar a caminhada a qual se sentia cada dia mais confirmada a trilhar. Em Fortaleza, completou sua formação inicial para a Vida Religiosa Consagrada nas etapas de postulando e noviciado realizando o trabalho missionário.

Em 2007, Irmã Silvana fez sua primeira profissão na Vida Religiosa Consagrada Calvariana, suas primeiras experiências como Consagrada foi na Paróquia São Miguel Arcanjo, em São Miguel Guaporé-RO. Em 2010, foi transferida para Goiânia, onde estudou o curso de Psicologia, que sonhará muito tempo.

Em 2014, professou seus votos perpétuos em São Miguel do Guaporé, onde teve sua primeira experiência como Consagrada Religiosa. Neste mesmo ano terminou seu curso de Psicologia pela Pontifícias Universidade Católica de Goiás. Em 2015, finalizou a especialização, iniciada no segundo semestre de 2013, em Terapia de Casal e Família pelo Instituto de Educação em Psicologia.

Publicidade

Em 2016, Irmã Silvana estava destinada a um projeto latino americano da Congregação, juntamente com outras irmãs em missão no Perú, não sendo possível o projeto, a mesma foi enviada para a Diocese de Picos, na comunidade Calvariana residente no município. Em Belém, juntamente com outras irmãs se dedica aos cuidados do povo, na escuta terapêutica, na formação de lideranças, na saúde alternativa, na visita e acompanhamento das famílias, bem como na animação da fé.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS