Belém do Piauí

BELÉM | Comunidade Caboclo recebe  Ônibus Lilás e discute sobre os direitos da mulheres

Publicado

em

O povoado Caboclo, situado na  zona rural do município de Belém do Piauí  recebeu na manhã desta quinta-feira, 01, o ‘Ônibus Lilás’, que  realizou em ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres.

Ação é uma é parceria da  Prefeitura de Belém do Piauí, com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

A ação aconteceu na escola Municipal Raimundo José Gomes, onde  na ocasião,  foi realizado, palestras e rodas de conversas, quando foi discutido temas voltados a prevenção á  violência contra as mulheres e sobre seus direitos.

A abertura foi realizado pelas adolescentes do Serviço de Convivência  e Fortalecimento de Vínculos, que durante uma encenação retrataram sobre a violência contra mulher, uma realidade que tem sido constante na sociedade atual. Com uma representação impecável feita pelas meninas do SCFV, a dramatização emocionou muitas das mulheres presentes no evento.

A secretaria de Assistência Social, Anaias Carvalho,  falou sobre a importância do evento. “A realização desse evento promove além de promover a  cidadania,  ressaltar a importância da mulher na sociedade, a igualde de direitos entre os sexos e  mostra para as mulheres que a violência não deve ser aceita em nenhuma circunstância, por nenhuma justificativa”, disse.

A Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Josefa Lima,  ministrou uma  palestra, com o  tema ‘Violência contra a mulher: vamos acabar com essa história’,  quando explanou sobre os diversos tipos de violência as quais as  mulheres são vítimas, dentre elas, citou  a violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Publicidade

Na ocasião, Joseja, falou sobre os direitos da mulher, quando declarou  que a sociedade coloca a mulher como ser inferior ao homem. “Na maioria das vezes, a mulher, quando nasce já é educada e imposta como ser submissa ao homem. Existe uma cultura de que o homem tem direitos e as mulheres obrigações, e isso precisa ser mudado, os direitos devem ser iguais”, destacou  ela,  que ainda  enfatizou que na maioria da vezes a mulher sofre violência sem saber, por achar normal a forma com que é tratada.

Durante a palestra foram discutidos a igualdade de direitos entre mulheres e homens, onde foi enfatizado também,  que  a violência contra a mulher não deve jamais ser justificada pela forma como ela se comporta, que ela,  assim como o homem deve ter a liberdade de escolha sem julgada ou apontada com inferioridade pelo simples fato de ser mulher.

O Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência. Especialmente adaptado para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência no campo, floresta e águas.  O Ônibus foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Participaram do evento, a secretária de Educação, Claudeci Ribeiro, secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, o vereador Francisco Felipe, o Cicisso,   Judite Sá e Adriana Ribeiro,  integrantes  da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, a secretária de mulheres do STR, Mircilene Melo e Conselheiro Tutelar, Francisco.  Além dos agentes de saúde, da psicóloga Leise Dantas e assistente social, Olisabel Silveira e a enfermeira,  kellyane Feitosa

Veja fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile