Belém do Piauí

BELÉM | Culminância do Projeto “CESS uma viagem pelas memórias literárias do Brasil”. Veja as fotos!

Publicado

em

O Centro Educacional Sebastião de Sousa-CESS, em Belém do Piauí, realizou na noite desta quarta-feira, 09, a Culminância do Projeto, “CESS uma viagem pelas memórias literárias do Brasil”, que tem como objetivo, além de valorizar a literatura brasileira, explorar a leitura no aluno e seu o potencial artístico.

O projeto direcionou atividades interdisciplinares teóricas e práticas aos alunos, acerca de temas voltados as escolas literárias brasileiras, que começa no quinhentismo até modernismo.

Segundo a diretora do CESS, Maria Auxiliadora, o Projeto foi trabalhado em sala de aula durante três semanas, culminando com as apresentações teatrais.

“O Projeto, ‘CESS uma viagem pelas memórias literárias do Brasil’, vem sendo trabalhado desde o dia 26 de novembro, onde foram realizados trabalhos e exposições em sala de aula sobre as escolas literárias, que vão desde o  quinhentismo até modernismo, em que mostraram aquilo que eles produziram e aprenderam sobre as obras de cada movimento, tanto as obras literárias, como a parte de pinturas arquiteturas  de cada movimento e de cada escola, e hoje  fechamos com a Culminância, onde farão  encenações sobre os movimentos literários escolhidos por eles ”, disse a diretora, Auxiliadora.

O coordenador e professor, Presley Leal, falou sobre a importância do Projeto citando o filósofo inglês Francis Bacon. “Já dizia no nosso inglês, Francis Bacon: ‘O discurso com segurança, a leitura em abundância’, então esse Projeto sobre literatura brasileira tem o intuito de incentivar nossos alunos a leitura, ao conhecimento, porque só quem ler bem pode escrever bem”, afirmou.

Publicidade

Durante o evento os alunos realizaram apresentações teatrais das escolas literárias de cada época e encenaram trechos dos livros de cada movimento literário, além de da amostra de maquetes, expondo as escolas da literatura brasileira.

Foram apresentados pelos alunos movimentos literários como, Quinhentismo, Arcadismo e Barroco, encenação teatral sobre o descobrimento do Brasil. Romantismo, apresentação da ‘Canção do Exílio’ de Gonçalves Dias, com teatro de Sombras, e encenação de ‘A Moreninha’ de Joaquin Manoel de Macedo.  Naturalismo e Realismo, encenação de ‘O Cortiço e ‘O Mulato’ de Aluísio de Azevedo.  Parnasianismo e Simbolismo, adaptação do poema ‘O Beijo’ de Olavo Bilac. Pré-modernismo e Modernismo, encenação de ‘Os Sertões’ de Euclides da Cunha e ‘ Palha de Arroz’, de Fontes Ibiapina.

 

Veja mais fotos!

 

Publicidade

                      

  

 

     

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile