Belém do Piauí
Belém do Piauí é destaque no ranking estadual e nacional ao alcançar o 1º lugar no Previne Brasil

O município de Belém do Piauí, alcançou destaque estadual e nacional no ranking dos municípios brasileiros com melhor desempenho do programa Previne Brasil.
O programa, avalia, a cada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros, a partir de 7 indicadores da Atenção Primária. Nesta segunda-feira, 02 de outubro, foi divulgado, o resultado do segundo quadrimestre de 2023, que compreende o período de maio a agosto.
Clique e veja ranking estadual!
Clique e veja ranking nacional!
Na última avaliação do Previne Brasil, a saúde pública de Belém do Piauí ficou do 2º lugar no ranking estadual e em 14º no Brasil, saltando nesta, para o 1º lugar no ranking Estadual e Nacional, superando metas e registrando grandes avanços na qualidade do atendimento à população na rede de Atenção Básica à Saúde, estando à frente das 224 cidades piauienses e líder também, entre todos os municípios do Brasil.

O prefeito Ademar Carvalho, falou com nossa reportagem, por telefone, e comemorou o resultado. “É muito gratificante para nós esse resultado, pois mostra que os investimentos feitos retornaram em forma de melhorias no atendimento da população. além de melhorar nossos indicadores e colocar a nossa saúde em destaque a nível de país”, disse o prefeito que agradeceu a Secretaria de Saúde e toda a equipe pelo trabalho desenvolvido em prol da população.
Em entrevista a reportagem do Cidades na Net, o secretário de Saúde de Belém, Nil Boeiro, destacou que o resultado evidencia o esforço da gestão municipal, que junto aos profissionais da Atenção Primária têm trabalhado para melhorar cada vez a saúde de Belém.
“Já estamos com dois quadrimestres consecutivos, alcançando as primeiras posições no ranking dos municípios. Ontem, saiu mais um resultado do Previne Brasil e Belém do Piauí superou suas metas, se destacando mais uma vez, alcançando o 1º lugar tanto no ranking estadual, quanto nacional. Isso é o resultado do excelente trabalho de toda a equipe que compõem a saúde primária de Belém”, frisou.
Segundo o gestor, o ministério destina indicadores, nos quais tem sido focado para alcançar as metas e consequentemente melhorar o atendimento da população. “Temos duas equipes que atendem na sede e zona rural, onde todos trabalham com foco na atenção primária, buscando sempre desenvolver um trabalho de qualidade, corrigindo as deficiência e aprimorando os serviços prestados à população”, finalizou.
Por fim, Nil, externou seus agradecimentos a toda a sua equipe pelo trabalho que desempenha, bem como ao prefeito Ademar pelo apoio as ações da saúde municipal.
O Previne Brasil é uma iniciativa que busca estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Para chegar ao resultado, foram avaliados 7 indicadores: imunização, assistência ao pré-natal preconizado pelo menos 6 meses durante o período de gestação; realização de exames para sífilis e HIV na gestação, atendimento odontológico realizado na atenção primária à saúde das gestantes; assistência aos diabéticos e a garantia da solicitação e resultado do exame hemoglobina glicada, e mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária à saúde.
-
Jaicós3 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Cirurgião-dentista de Vila Nova morre aos 34 anos e causa grande comoção na região
-
Bocaina7 dias atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
GERAL1 semana atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’