Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí e Vera Mendes receberão médico cubano

Publicado

em

Mais 34 médicos estrangeiros estão no Piauí para atuarem no quarto ciclo do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Nessa etapa, mais 25 municípios estão sendo contemplados, dentre eles, Belém do Piauí e Vera Mendes.

Nos próximos dias, os médicos participam de oficinas para apresentação da estrutura hospitalar do Estado e como estão organizados os serviços voltados para a assistência da saúde. As oficinas acontecerão no turno da manhã, no hotel em que os médicos estão hospedados, localizado na Zona Leste de Teresina.

Na manhã desta terça-feira (11), foi apresentada aos profissionais como funciona a atuação das redes de atendimento. Entre elas, a Rede de Atenção Psicossocial, que conta com algumas restrições em relação ao atendimento, como a internação compulsória. “Temos também as comunidades terapêuticas e as casas de acolhimento psicossocial. Essa divisão faz parte da reforma de assistência à saúde mental que só existe no Brasil e obedece às leis brasileiras”, explica a gerente estadual de Atenção à Saúde Mental, Leda Trindade.

Além da Rede de Atenção Psicossocial, foram apresentadas a Rede de Urgência e Emergência, a Rede Cegonha e a Rede de Atenção Básica, em que os médicos estrangeiros vão atuar diretamente. A apresentação foi feita pela superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé. O evento também contou com a participação de representantes do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Universidade Federal do Piauí.

Também receberão os médicos os municípios de Assunção do Piauí, Cristalândia do Piauí, Acauã, Cocal, Esperantina, São João do Piauí, Bertolínia, São Francisco do Piauí, Dom Expedido Lopes, São Luiz do Piauí, Piripiri, São Miguel do Tapuio, Tamboril do Piauí, Pedro II, Passagem Franca do Piauí, São Braz do Piauí, Palmeirais, Pau D’arco do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Paes Landim e Novo Santo Antônio.

Publicidade

No total, já são 135 profissionais estrangeiros atuando no Estado através do programa do Ministério da Saúde que se propõe a atender às necessidades da atenção básica em saúde.

Facebook

MAIS ACESSADAS