Belém do Piauí

Belém do Piauí investe em curso de produção de silagem para produtores rurais

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, está realizando um Curso de Silagem para os pequenos produtores rurais do município.

O curso teve início nesta quinta-feira, 05 de agosto, e segue até o sábado (07), com aulas aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas estão acontecendo em uma sala da Creche Tia Joaninha e as aulas práticas serão realizadas diretamente em uma propriedade rural de um dos alunos do curso.

O curso conta com a participação de 24 produtores rurais. Na abertura, realizada hoje (05), os participantes se apresentaram e falaram sobre as suas expectativas em relação ao curso, onde todos manifestaram o interesse de adquirir conhecimento sobre silagem para desenvolverem na prática.

Na ocasião, foram entregues o materiais para o curso para os participantes, e em seguida foi realizado uma oração.

Com uma programação voltada para os aspectos técnicos ligados a  produção e ensilagem de milho de sorgo, produção de ensilagem e utilização, o curso objetiva a formação e promoção social do homem do campo, garantindo melhor qualidade no seu trabalho e aumento na sua renda. 

Durante a parte teórica do curso, os participantes vão aprender técnicas de como dimensionar os silos, a fazer cálculo de produção da silagem, aditivos, avaliação e como fornecer o material ensilado, dentre outros.

Já parte prática, será realizado uma visita a uma propriedade rural para a visualização na prática do ponto de corte, regulagem da ensiladeira e demais itens abordados durante a parte teórica do curso.

O curso é ministrado pelo instrutor do SENAR, o zootecnista Antônio Sobrinho de Sousa. “Estamos ministrando o curso sobre a conservação de pastagens pelo método de silagem, ou seja, pegar a pastagem no período chuvoso e armazenar para o período de seca que não tem pastagem. O produtor precisa estar preparado para suprir a necessidade nutricional do gado principalmente quando falta pasto, o que ocorre em períodos de seca, dai a necessidade da silagem”, disse.

Ele ainda frisou sobre a importância do produtores rurais abraçarem a oportunidade e aprenderem tudo que virem no curso e assim desenvolverem na prática.

O secretário de Agricultura, Luís de Sousa Carvalho, o Luizinho, destacou a importância da realização do curso como também reafirmou que a Prefeitura juntamente com a Secretaria, tem se empenhado em trabalhar para proporcionar a qualificação do pequeno agricultor e produtor rural de Belém do Piauí.

Publicidade

Segundo Luizinho, o curso de silagem foi escolha dos agricultores do município. “Devido a maioria de nossos produtores criarem seus animais de forma avulsa, sem nenhuma técnica para molhamento de seu rebanho, então surgiu a necessidade da capacitação sobre a silagem, foi quando buscamos a parceria com o SENAR e o curso está sendo realizado”, informou.

“O curso é relativo não somente a plantação de pastagem (capim), como também na produção da silagem em si, onde vai agregar á alimentação dos animais durante o período de seca. A dificuldade dos criadores de animais de nosso município é durante a seca, por não ter uma alimentação adequada para os animais, então o curso vai proporcionar o conhecimento para nossos criadores, aprenderem as técnicas necessárias para que eles próprios possam produzir esse alimento para assim manter seu rebanho no período de seca”, acrescentou.

A silagem consiste no armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças a uma fermentação controlada durante o processo. O método é válido tanto para o produtor que quer aumentar a produção de leite, como para aquele que quer engordar o gado.

Além do secretário de Agricultura Luizinho e os participantes do curso, estiveram presentes, o secretário de Saúde, Nil Boeiro e a presidenta do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Margarida.

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile