Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí investe na educação integral e promove “Imersão SAEPI”

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Belém do Piauí, segue investindo no desenvolvimento de ações com intuito de melhorar a qualidade do ensino e alavancar cada vez mais os índices educacionais do município.

Com esse objetivo, a Gestão Municipal, através da secretaria, em parceria com as escolas, está promovendo a “Imersão SAEPI”, que visa reforçar a aprendizagem e também a preparação dos estudantes para o momento avaliativo da prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, destacou a importância das atividades. “Esses momentos de aulas preparatórias para avaliação SAEPI são de grande importância para estimular a participação dos estudantes e melhorar os índices educacionais. Belém assume o compromisso de cumprir com o tão importante papel de contribuir para que dados importantes sejam gerados através da SAEPI, possibilitando que novas ações possam ser pensadas, a fim de beneficiar nossos alunos, melhorando a educação no município, estado e país. É fundamental que os pais não deixem de trazer seus filhos para realizarem as provas”.

Neste sábado (22), a imersão foi realizada com os alunos dos 2º e 5º ano, durante a manhã e seguindo até às 14 horas. O estudantes do 9º ano também foram atendidos, com um segundo momento da imersão.

A primeira imersão para os alunos do 9º ano da Escola Monte Sinai, aconteceu na última quarta-feira (19). Ministraram no aulão os professores Edelson Edmilson e Antônio Marcos (Matemática); e Elizângela (Língua Portuguesa).

A programação contou com um momento lúdico com os professores Marcos e Gregório, que trabalharam uma dinâmica fazendo uma interdisciplinaridade. E uma atividade voltada à Educação Física, com o professor Valdiney Barros, com alongamentos.

O professor Edelson fez uma avaliação positiva das atividades. “Foi muito positivo. A gente estava com medo por conta do retrocesso da pandemia, mas com esses alunos, conseguimos flexibilizar o conteúdo de uma maneira mais dinâmica, lúdica, para que o colégio pudesse trazer uma atratividade para eles estarem aqui presente. Essa imersão representa uma grande autonomia para que esses alunos consigam chegar no êxito. Estamos confiantes que eles consigam desenvolver da melhor forma”.

A diretora da escola Monte Sinai, Elidalva Leal, disse que a mesma tem trabalhado no intuito de melhorar a qualidade da aprendizagem. “A gente vem trabalhando o projeto “Xeque-mate” desde o ano passado, visando tanto melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, e rever pontos onde eles tem mais dificuldades, para que o professor possa estar sanando as mesmas. Com a prova Saepi, estamos também trabalhando essas questões, para que os alunos tenham essa visão de quem tem que fazer esse tipo de avaliação, que é diferente, e eles terem esse compromisso de quando chegarem o dia da prova realmente estarem presentes e que façam essa avaliação consciente do que estão fazendo”.


Ela também destacou que a expectativa é que bons resultados sejam alcançados. “O intuito é que eles tenham essa consciência de ler, interpretar, pra poder chegar ao resultado adequado ao conhecimento deles e assim se ter o melhor retrato da turma, se realmente estão naquele nível do resultado ou simplesmente se o aluno não fez por não querer mesmo. Então, está tendo esse investimento por parte da Prefeitura e Secretaria de Educação, e os professores estão se dedicando, tanto em sala de aula, como nesses aulões. Nossa expectativa é com esse investimento, essa dedicação, alcancemos bons frutos no final”.

A Imersão SAEPI se soma a diversas outras ações já desenvolvidas pela gestão municipal na área educacional. O Assessor Pedagógico da Educação de Belém, Edson Sá, falou sobre esse trabalho que tem sido feito na educação.

“A imersão nada mais do que é um momento onde a gente, junto com os alunos, faz um aferimento do conhecimento desses alunos para essa avaliação. Não é um simples treinamento, até porque, como política pública, o prefeito já implantou no município a jornada ampliada, na maioria das turmas do ensino fundamental, para que a gente pudesse desenvolver uma educação integral, onde alguns princípios basilares, como intelectual, emocional, já pudessem ser trabalhados ao longo dos anos, para que quando esse aluno vier a fazer uma avaliação externa, a exemplo da SAEPI, SAEB, ENEM, esse aluno tenha o total preparo. Nossa perspectiva não é treinar para a avaliação, mas realmente trazer para esse aluno um conhecimento integral, que ele vai usar ao longo da vida dele”.

O assessor destacou que inovação e compromisso com a qualidade do ensino são marcas da Secretaria de Educação de Belém. “Em Belém, o prefeito Ademar e a secretária Claudia Ribeiro, tem empreendido muito. Temos uma equipe muito organizada de técnicos na secretaria e se estende as escolas por meio dos seus coordenadores e diretores. A Secretaria de Educação de Belém tem três virtudes importantíssimas, que são inovação, coragem e compromisso com a qualidade. Nesse sentido, temos desenvolvido com os professores da rede regular e atividades complementares, essa grande imersão, onde os professores trabalham dinâmicas variadas, para juntos com os alunos estarem revisando. Existe um engajamento de toda a rede municipal. Belém é uma rede muito bem estruturada, muito bem coordenada pela secretária Claudia, oferecendo todas as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade, focada no desenvolvimento integral, uma educação para a cidadania”.

A Prova SAEPI

Alunos do 2º, 5º e 9º anos das escolas José de Moura Leal e Monte Sinai, farão a prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), totalizando mais de 100 estudantes. As provas serão aplicadas nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro.

Publicidade

O objetivo é produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e dando subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.

O Saepi 2022.2 compreenderá a aplicação de testes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, envolvendo 245.103 estudantes das redes estadual e municipal.


Facebook

MAIS ACESSADAS