Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí mobiliza população no combate ao mosquito da dengue e realiza passeata de conscientização

Publicado

em

Anualmente, o município de Belém do Piauí desenvolve um intenso trabalho informativo, preventivo e de conscientização, voltado ao combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

Iniciando mais uma campanha, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, com apoio das demais pastas, promoveu na manhã desta sexta-feira (12), uma passeata de conscientização.

A ação reuniu autoridades municipais, como prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito, Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico, vereadores, secretários municipais, servidores das pastas, alunos e professores das escolas municipais.

O intuito da iniciativa é mobilizar a população a unir forças à luta em combate ao mosquito, sensibilizando os belenenses e ressaltando a importância dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A caminhada de conscientização teve início na Secretaria Municipal de Saúde, e percorreu várias ruas e avenidas da cidade. Durante o trajeto, mensagens de conscientização foram repassadas à população.

Os alunos e professores levavam cartazes com frases educativas, alertando os moradores sobre os riscos da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foi realizada também a entrega de panfletos informativos, além das orientações repassadas através de carro de som.

A passeata foi encerrada com uma concentração da Praça Canaã, onde integrantes da saúde municipal se pronunciaram destacando a importância da campanha e alertando a população para os cuidados.

A enfermeira da Atenção Básica, Raylane Gomes, destacou cuidados que devem ser tomados pela população. “Belém do Piauí hoje saiu mais uma vez a frente no quesito de prevenção. E o que a gente tem pra destacar para vocês é a questão dos cuidados necess´ários, como evitar deixar água parada, tampar recipientes, colocar o lixo em sacos plásticos, tampar as lixeiras, ter atenção com água parada nas lajes, pneus velhos. Um alerta também para a questão dos sinais e sintomas, que às vezes confundem um pouco […]. O ideal é que na apresentação de alguns dos sintomas vocês procurem a UBS pra gente poder esta avaliando. E o principal, evitar a auto medicação. Fico o alerta, que a gente se previna, e no que precisarem, a equipe está a disposição”.

O secretário municipal de Saúde, Juscenildo Boeiro, o Nil, falou da importância da campanha. “Mais uma vez Belém faz uma mobilização, que já é de praxe no município, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados no combate ao mosquito, a prevenção, que ´é um dever de todos. Que esse ano possamos todos fazer a nossa parte para eliminar os focos do mosquito e proteger nossas famílias. Essa guerra é de todos nós. Hoje damos o pontapé inicial com essa mobilização e vamos seguir realizando outras ações preventivas. Desde já agradeço a participação e parceria das secretarias, de toda a gestão e a população”.

Nil também informou que a campanha segue com a realização de outras atividades. Segundo ele, na p´roxima semana já será iniciado na sede do município o trabalho de dedetização com o carro fumacê. Os Agentes de Combate às Endemias também irão realizar visitas às residências, orientando os moradores.


Facebook

MAIS ACESSADAS