Belém do Piauí

Belém do Piauí promove Plenária de Saúde e discute políticas Públicas para o SUS

Publicado

em

O município de Belém do Piauí, promoveu na manhã desta sexta-feira, 31 de março, uma Plenária Municipal de Saúde, para discutir políticas públicas e elaborar propostas de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A plenária, realizada na Câmara Municipal, através do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde, teve como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’ e, é a etapa municipal, da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Participaram do evento, o prefeito Ademar Carvalho, a primeira-dama, Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), vereadores, secretários municipais, profissionais da Saúde e a população em geral.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, conduziu a abertura. “A Plenária Municipal de Saúde de Belém tem como objetivo propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Saúde. Além de avaliar a situação de saúde no âmbito municipal, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde da população e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde”, disse.


Ele ainda destacou que a Plenária é de suma importância para apresentar e discutir proposições e debater o tema e os eixos temáticos, analisando as prioridades locais de saúde, com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde.

O secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, o Nil, agradeceu a presença de todos e enfatizou a relevância da Plenária, como um importante espaço de participação popular para a construção das políticas públicas do SUS, visando a melhor no atendimento da população.  

A primeira palestra foi ministrada pela procuradora do município, a advogada Bruna Raflézia, que explanou sobre dois eixos temáticos – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todas as pessoas.

O palestrante Hamilton Lacerda, que é enfermeiro, apresentou dados de atendimentos do SUS, no município de Belém e números gerais do Brasil, bem como enfatizou a importância da Plenária para formular propostas no âmbito do município, para a elaboração do Plano de Ação, com vistas a incorporar o conceito do direito a saúde no debate público, de forma a ampliar a defesa do SUS no Brasil.

O enfermeiro, ainda deu ênfase aos eixos temáticos – O Brasil que temos. O Brasil que queremos e o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para discussão de eixos temáticos e elaboração de propostas relacionadas à saúde pública em nível municipal, estadual e nacional, as quais foram compartilhadas e aprovadas.

Na oportunidade, também foi realizada a escolha dos delegados que irão representar o município de Belém do Piauí, na Plenária Macrorregional, que vai acontecer no mês de abril, em Picos.

Para o prefeito Ademar Carvalho, o momento é importante para discutir a melhoraria da saúde.  “Essa é uma oportunidade para discutir melhorias e elaborar as propostas de políticas públicas para o setor, bem como fazer um balanço do que já foi alcançado e o que falta implantar para a melhoria dos serviços e atendimento à população”.

O evento encerrou com a entrega de certificados e o almoço.

Fotos:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile