Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza Formatura do ABC e celebra aprendizado da leitura e escrita

Publicado

em

Para celebrar esse momento marcante na vida estudantil, de aquisição da leitura e da escrita, a Prefeitura de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na noite desta quinta-feira (8) o evento de formatura dos Doutores do ABC da Escola Municipal Jeude José Dias.  

O evento solene e festivo aconteceu na quadra poliesportiva – que ganhou uma decoração de encher os olhos – em um clima de muita alegria e emoção, reunindo os formandos e seus familiares, educadores e autoridades municipais.

A solenidade de formatura foi iniciada com a composição da mesa de honra. Em seguida, os 29 pequenos formandos da turma “Construindo autonomia e saberes” foram convidados a ocupar lugar de destaque. Eles entraram sobre um tapete vermelho, recebendo os aplausos do público.

Em sinal de respeito à pátria e amor ao país e ao seu município, foram executados os hinos do Brasil e de Belém do Piauí.

Os alunos realizaram apresentações musicais coreografadas e demonstraram a capacidade de leitura adquirida, uma conquista que proporciona um mundo de descobertas.

A pequena Ana Júlia Carvalho Bezerra foi a oradora da turma, e Fernanda Mel Maria Carvalho fez a leitura do juramento, que foi repetido pelos demais formandos com o braço direito estendido.

A cerimônia prosseguiu com a entrega dos canudos, um ato simboliza a certificação de conclusão do primeiro ciclo da vida estudantil, o Ensino Infantil, tornando-se, assim, Doutores do ABC. A entrega foi realizada pelas autoridades e professores.

Concluindo o momento, os formados participaram de outro momento marcante, o tradicional baile de formatura, dançando a valsa com os respectivos padrinhos e madrinhas.

A formatura encerrou com a distribuição de brindes para todos os formados e o momento de confraternização entre as famílias.

Cláudia Ribeiro, secretária de Educação, definiu a formatura como um “momento único e inesquecível”, sobretudo, para os alunos. “Esta noite, senhores e senhoras, será marcante nas vidas de todos nós aqui presentes, mas, principalmente, na vida dessas crianças.”

Ela falou da alegria de poder retomar os evento de colação de grau e enalteceu a gestão do prefeito Ademar Carvalho pela sensibilidade em promover o evento, agradeceu aos educadores pelo importante papel que desempenham na educação, aos pais e familiares pela parceria.

“Aos pais, meu muito obrigado pelo acolhimento e carinho. Peço a vocês que continuem sempre presentes, acompanhando e incentivando seus filhos para que essas crianças possam, a cada dia, superar seus limites e desafios.”, disse.  

A diretora da Escola Jeude José Dias, Mara Carvalho, expressou sentimento de gratidão pelo apoio do prefeito Ademar, da secretária Cláudia e de todos os professores e familiares que se uniram para promover o evento. “Esse é um momento mágico e de grande significado para essas crianças. Elas estavam muito entusiasmados em participarem desse momento.”, disse.

A gestora escolar destacou o nível de aprendizado adquirido pelas crianças no Ensino Infantil, mesmo diante dos desafios proporcionados pela pandemia.

“Eles estão saindo do Ensino Infantil com muito conhecimento e aprendizado. Fizemos uma prova diagnóstica esses dias e os alunos se superaram, o que é muito bom. Passado o período de pandemia onde a gente parou um tempo, as crianças conseguiram se recuperar. A gente utilizou estratégias com atividades lúdicas que fizeram com que o desempenho deles melhorasse.”, acrescentou Mara.  

Publicidade

O evento foi bastante prestigiado. Dentre outros, estiveram presentes o prefeito Ademar Carvalho e a primeira-dama Francisca Gomes, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico) e a esposa, vereadora Cristiana Carvalho, o presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), os vereadores Bernardino Carvalho, Mércia Carolina, Kalepe Pedro, Elieudo Júnior, Epifânio Olegário, os secretários municipais Cláudia Ribeiro (de Educação), Sherlyn Oliveira (de Administração), Anaías Carvalho (de Assistência Social), Jucenildo Boeiro (de Saúde), Luís de Sousa (de Agricultura), Ronnie Vieira (de Meio Ambiente), os assessores jurídicos Francisco Antônio e Bruna Raflésia.

VEJA FOTOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS