Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí realiza Plenária e debate sobre saúde pública

Publicado

em

A Prefeitura de Belém do Piauí, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (9) a I Plenária Municipal de Saúde. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu gestores, profissionais e a sociedade civil.

Na pauta, o Sistema Único de Saúde, a partir da temática “Democracia e Saúde: Avaliação e construção de um Sistema Municipal de Saúde acessível e humanitário”, que foi explanada pela enfermeira Jannaína Alencar, de forma dinâmica e esclarecedora.

A palestrante fez um relato da história do Sistema Único de Saúde, considerado um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que vai desde a atenção básica, média e alta complexidade, até transplantes. “O SUS é um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial, aos transplantes de órgãos.”, disse.

A enfermeira destacou que o SUS, ao longo dos seus 30 anos, tem uma história de avanços. “Até aqui, são maiores as conquistas do que as decepções.”, disse, elencando avanços e as diversas formas de atuação do SUS em benefício da população. Jannaína salientou que todo cidadão brasileiro utiliza os serviços do SUS, não somente aquele que procura uma unidade de saúde pública.

Segundo ela, quem nasceu ou viveu no Brasil de 1988 até os dias atuais, certamente já utilizou dos serviços custeados pela rede pública, até mesmo quem tem plano de saúde. “Campanhas de vacinação, de prevenção, como a do mosquito aedes aegypti, ou na fiscalização dos medicamentos que utilizamos, dentre outras diversas formas. Tudo isso é SUS.”, pontuou.

Publicidade

Jannaína ministrou a palestra em defesa do SUS e com tom de conscientização dos profissionais. Segundo ela, as responsabilidades do SUS são partilhadas. “Não é somente da gestão, dos governantes, mas, dos profissionais da saúde. Mais de 50% da responsabilidade está em nós enquanto profissionais de saúde. Por isso, é importante que vistam a camisa do SUS e levantem a bandeira para que o SUS, de fato, saia do papel.”, disse.

Após a palestra, o assessor técnico do município, Edson Ribeiro, apresentou a Programação Anual de Saúde para 2019, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS) com vistas a ampliar o acesso oportuno da população, com garantia de integralidade às ações e serviços de saúde.

As diretrizes e propostas incluídas na PAS foram debatidas e aprovadas na sua íntegra. Dentre outras diretrizes, estão atendimento e apoio a pessoas com transtornos mentais, incremento da política de atenção básica no município, da assistência farmacêutica, implantação da estratégia do parto humanizado, o plano de gerenciamento de tecnologia e rotina, e a estratégia de vigilância e promoção de saúde, a partir da implantação do sistema de saneamento com a destinação final adequada e correta do lixo.

Ao final, o secretário de Saúde do município, Juscenildo Boeiro, fez uma avaliação positiva da Plenária, destacando a participação dos profissionais da área, gestores e a sociedade civil. “É um momento importante para o município, por tratar de um assunto que é de interesse de todos, o funcionamento do Sistema Único de Saúde.”, disse.

O gestor destacou a importância dos profissionais como os principais agentes para o funcionamento do SUS, como também, a importância de capacitá-los. Para isso, o município vai realizar uma ação de educação permanente, com a oferta de quatro cursos de aperfeiçoamento.

Publicidade

A primeira etapa acontecerá no dia 24 de abril com o tema “Urgência e emergência na Atenção Básica”. A formação será ministrada por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Picos. Outras temáticas serão planejamento e processo de trabalho na Atenção Primária; a Saúde para os profissionais de nível superior; e humanização e acolhimento: um salto para a qualidade na assistência.

Também estiveram presentes na Plenária o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), o presidente da Câmara, Bernardino Carvalho, os vereadores Luís de Sousa Carvalho (Luizinho) e Roseane Ribeiro, secretários municipais de Educação, Cláudia Ribeiro; de Administração, Sherlyn Oliveira; de Meio Ambiente, Jossemar Dias; de Finanças, Josefa Silva; de Obras, Ronnie Vieira, dentre outros.

_Mais fotos

      

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS