Connect with us

Belém do Piauí

Belém do Piauí reforça cuidados à primeira infância e realiza 8ª Semana do Bebê

Publicado

em

A primeira infância é uma etapa fundamental na vida do ser humano para que ele possa realizar seu potencial ao longo de sua existência. É nessa fase que a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade.

Diante da importância desse período da vida, é que o Governo Municipal de Belém do Piauí tem investido em ações com uma atenção especial para a população com idade entre 0 e 6 anos de idade.

Uma das estratégias no cuidado para com a primeira infância, é a Semana do Bebê, que este ano, está sendo realizada no município pela oitava vez, promovida pela Prefeitura de Belém do Piauí, secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, e parceria do Conselho Tutelar, CMDCA e Comissão Intersetorial.

A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira (28), na Câmara Municipal, reunindo autoridades como o prefeito Ademar Carvalho, o vice-prefeito Francisco Reis, o Tico, o presidente da Câmara, Francisco Felipe (Cicisso), equipes das secretarias, gestantes, crianças, mães e a comunidade em geral.

Na programação, foi realizada uma apresentação com crianças do Ministério Infantil Jardim de Deus e também uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Gabriela Bezerra, tendo como público alvo as gestantes do município.

A palestra abordou o tema “Postura correta na gravidez”, na qual a fisioterapeuta repassou algumas orientações às gestantes para prevenir as dores nas costas, que segundo a profissional, ocorre durante a gestação, principalmente, pelo crescimento do útero e consequente alteração da postura, mudando o centro gravitacional.

“Ao acordar, a primeira coisa que vocês devem fazer é movimentar as mãos e pés, pois assim estarão lubrificando as articulações. Outra orientação é, se você está deitada, nunca levante de uma vez. Você deve ficar de lado, colocar os pés para fora da cama, se apoiar com o cotovelo e ir levantando. É um processo trabalhoso, mas vai evitar que se pressione a barriga e cause também a dor na coluna. A gente pensa que isso é bobagem, mas não é. Se não tiver esses cuidados, quando chegar no final da gestação, você já não está mais aguentando”.

Ela ainda orientou que as gestantes evitem sentar em cadeiras sem encosto; utilizem um banquinho ou outro item para apoiar o pé e dividir o peso, no momento de realizar a tarefa de lavar louça; na hora de varrer, limpar a casa, o ideal é usar cabo de vassoura e rodo que seja maior do que você, para que possa manter o posicionamento da coluna adequado.

Presente no evento, secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro, agradeceu aos participantes e destacou a importância do momento. “Dizer que estamos muito felizes por essa oportunidade de estarmos realizando mais uma abertura da Semana do Bebê, na oitava edição. A Semana do Bebê é uma ação muito importante, que tem a atenção voltada aos cuidados com a primeira infância, com a qual a gente se preocupa e realiza ações durante todo o ano. Agradecer a participação de todos vocês, a parceria das secretarias de Educação e Assistência Social. Na quarta será o grande dia desse evento, o encerramento, com a entrega de kits para as gestantes e a participação dos mímicos da alegria. Desde já convido as autoridades e todos aqui presentes, para participarem”.

Claudeci Ribeiro, secretária de Educação, destacou que as secretarias tem atuado juntas em prol da primeira infância. “Dizer que essa ação é de suma importância, pois se trata das políticas públicas da primeira infância. Me sinto muito feliz por fazer parte desse momento, e dizer que estamos aqui, juntos trabalhando de forma intersetorial, e serão desenvolvidas essa semana várias ações com o objetivo de promover cada vez mais o bem estar das nossas crianças de Belém do Piauí. Agradeço a todos que vieram participar desse momento”.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Olisabel Silveira, falou representando a secretária de Assistência Social.”Agradecer à gestão pública pelo investimento na primeira infância. Investir na primeira infância não é investir apenas no presente, mas também no futuro. Essas crianças são os próximos adultos de Belém, elas estão na fase de desenvolvimento e tudo que aprendem nessa fase eles levam para o futuro. Então, se a gente investe na primeira infância, vamos estar tentando criar crianças saudáveis e futuros adultos saudáveis. E aqui se faz importante a parceria Saúde, Educação, gestão pública, mas principalmente, família, que é de onde vem nossa primeira educação. Então, vamos nós, enquanto pais e mães de família, fazer a nossa parte”.

A articuladora do Selo Unicef no município, Bruna Ribeiro, fez um breve pronunciamento explicando sobre o Selo Unicef e sua importância e também da semana do bebê.

“Com o selo a gente ganha o que é mais importante, o atestado de que o município se preocupa com a criança e o adolescente. Quanto a Semana do Bebê, que é uma das estratégias, ficou muito feliz porque o município abraçou, já estando na 8ª edição, e tenho certeza que independentemente do prefeito aderir ou não ao Selo Unicef, é um evento que veio para ficar. É uma ação muito importante para a primeira infância e fico muito feliz em ver a população participando” falou.

Ao final do evento, a secretária de Assistência Social, Anaías Coelho, fez a entrega de uma lembraça a todas as gestantes que participaram do momento.

Publicidade

Além dos já citados, também estiveram presentes a primeira dama, Francisca Gomes, vereadores Bernardino Carvalho, Ildmar Granja, Mércia Carolina e Cristiana Carvalho.

Programação

A 8ª Semana do Bebê de Belém do Piauí segue sendo realizada nos dias 29 e 30. Amanhã, haverá palestra sobre saúde bucal, aplicação de flúor e entrega de kits, na Escola Jeude José Dias, nos períodos da manhã e tarde.

Na quarta-feira (30), contará com entrega de kits enxovais, condecoração do bebê prefeito a ainda a participação dos Mímicos da Alegria, que animarão a programação de encerramento.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS