Belém do Piauí supera média nacional e conquista 10° lugar do estado no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 27/11/19

Belém do Piauí supera média nacional e conquista 10° lugar do estado no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

O município de Belém do Piauí conquistou o 10° lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2019. Com nota 5,0, Belém supera a média nacional (4,7) e piauiense (4,9) e apresenta um crescimento de 0,6 pontos, desde quando o indicador foi divulgado pela primeira vez, em 2015.

O índice avaliou 4.909 municípios em todo o país, analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, agradeceu aos servidores e ao prefeito Ademar pelo empenho que possibilitou a conquista. “Agradeço a todos os servidores municipais pela nota que nosso município conquistou. Isso demonstra o esforço que cada servidor da educação vem fazendo a cada dia. Agradeço também o grande empenho do nosso prefeito Ademar, que diariamente tem buscado o desenvolvimento da educação de Belém. Vamos continuar trabalhando cada dia mais para que possamos alcançar mais conquistas” disse.

O IOEB engloba da educação infantil ao ensino médio de todas as redes educacionais do município – rede estadual, municipal e privada -, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar, e identifica quanto cada cidade ou Estado contribui para o sucesso educacional dos seus cidadãos.

O IOEB é um índice único para cada localidade (município ou Estado) formado pela relação entre os resultados educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e taxa líquida de matrícula do Ensino Médio; insumos educacionais: escolaridade dos professores, experiência dos diretores, número de horas-aula por dia, taxa de atendimento na educação infantil; e escolaridade média dos pais.

O indicador é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a consultoria METAS Sociais e apoio do Centro de Liderança Pública (CLP), Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Instituto Natura e Humanize.

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Covid: família no PI relata erro em declaração de óbito e mudança de sepultamento

Se não bastasse a dor pela morte da idosa Francisca Madeira Anchieta, de 84 anos, a família precisou enfrentar um erro na declaração de óbito e a mudança inesperada do

GERAL

Governo divulga calendário de recesso de fim de ano

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão divulgou nesta segunda-feira(31) o calendário dos recessos de Natal e Ano Novo para os servidores do Executivo Federal. Os servidores vão se revezar

GERAL

Empresário infectado pelo Coronavírus foge de quarentena e vai à Bahia

De sunga, na praia e bebendo com amigos. Foi assim que agentes de saúde do governo da Bahia encontraram o presidente do Grupo CVPAR, Cláudio Henrique do Vale Vieira, em