Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Em prevenção ao coronavírus, igreja restringe a participação de fiéis nas missas do festejo de São José

Publicado

em

A Diocese de Picos, em conjunto com a Área Pastoral de Belém do Piauí, decidiu por acatar as determinações dos Decretos dos Governos Federal, Estadual e Municipal e restringir a participação de fieis católicos nas missas do festejo de São José, santo padroeiro do município.

“Foi uma decisão conjunta, a pedido do bispo e com o consentimento e aprovação da Paróquia, através deste padre, e visa não apenas respeitar as orientações dos órgãos de saúde, para que as pessoas permaneçam em família, nas residências, como também, de dar exemplo e colaborar com essa mobilização preventiva, que depende da participação de todos nós”, disse o padre Fernando.

Nesta quarta-feira, 18, o padre Fernando Amando, pároco local, utilizou as redes sociais para compartilhar a informação de que hoje (18) e nesta quinta-feira (19), as missas serão celebradas às 19h, no interior da igreja, com as portas fechadas e a participação restrita dos católicos. “Só será permitida a presença do bispo, padre, as irmãs e o coral para cantos e respostas da missa. As portas serão fechadas nestes dois dias”, disse o padre.

A última noite de novena e a missa solene da festa de São José será transmitida pelo Facebook, podendo ser acompanhada por todos os católicos que residem em Belém ou mesmo em outras cidades.

Clique aqui e acesse o Facebook da área pastoral da São José!

Publicidade

Por telefone, o pároco esclareceu que não é o cancelamento dos festejos de São José, mas apenas uma restrição da presença física das pessoas na igreja, para evitar a aglomeração de pessoas, eliminando possível risco de transmissão. Estamos seguindo os Decretos, as recomendações dos órgãos de saúde”, disse.

O sacerdote destacou que a igreja vai utilizar a tecnologia para permitir que as pessoas possam acompanhar as missas de suas casa. “Todas as famílias, os católicos de Belém poderão acompanhar a conclusão da novena de hoje e a festa de São José amanhã por meio do Facebook, na página da comunidade de Belém. Todos são convidados a acompanhar de casa pela internet”, pontuou.

Padre Fernando Amando – Foto: Reprodução

O padre aproveitou para pedir a ajuda daquelas pessoas que tem mais habilidade com o uso da internet para que ajudem outras pessoas. “Por exemplo, quem tem uma avó, um avô que não sabe utilizar o Facebook, que possam ajudar a conectar para que eles possam assistir a missa. Esse trabalho será um ato de caridade muito grande para com essas pessoas”, afirmou.

Ao finalizar, o padre pediu a compreensão de todos. “Nós queremos que as pessoas permaneçam em casa, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. Não queremos e não podemos de forma alguma sermos desobedientes às recomendações dos órgãos de saúde, aquilo que foi determinado pelas autoridades”, disse.


NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Governador determina suspensão das aulas e proíbe eventos em todo o Estado
– Prefeito de Belém do PI estabelece medidas de prevenção ao Covid-19 e suspende aulas e eventos
– Diocese de Picos orienta para cuidados durante missas e a não realização de procissões

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS